A Decisão

Todos os dias buscamos a nossa melhor versão. Mudamos um pouco da postura no trabalho, tentamos aproveitar mais os momentos com a família, amigos e pensamos, diante do espelho, naquilo que nos deixaria ainda mais felizes com a nossa imagem. O corte ideal dos cabelos, um cuidado especial com a pele ou o tamanho dos seios, por exemplo.
Seja para remodelar, aumentar, simetrizar ou restaurar os seios após eventos significativos das suas vidas, muitas mulheres buscam a mamoplastia de aumento – popularmente conhecida como colocação de prótese de silicone -, para aumentar também sua autoconfiança.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o Brasil é o segundo país que mais realiza cirurgias estéticas no mundo. A decisão de realizar a mamoplastia é um grande passo para o resgate da autoestima, por isso, queremos que a paciente se sinta confiante ao fazer a sua escolha e que tenha em mãos todas as informações necessárias para um procedimento seguro com resultado natural.

Cada mulher é diferente e, assim, terá diferentes desejos e necessidades. Para isso, há muitas opções de implantes mamários disponíveis – em formato, tamanho, revestimentos e tipos de gel. O indicado é sempre conversar com o seu cirurgião para definirem juntos as melhores opções para você. Além de tirar todas as suas dúvidas sobre a incisão cirúrgica e os cuidados pré e pós-operatórios.

Mitos e Verdades sobre a mamoplastia de aumento

Embora seja um procedimento muito procurado e conhecido pelas pacientes, ainda existem muitas dúvidas sobre o assunto. Com o propósito de esclarecer esses mitos, conversamos com a Dra. Maria Marta Zollinger, de Salvador, a respeito das dúvidas mais comuns quando o assunto é implante mamário:

Mito: A colocação do implante mamário vai deixar meus seios muito redondos e artificiais

Dra. Maria Marta Zollinger: A seleção de um implante mamário é um processo muito importante e que requer avaliar cada paciente individualmente, considerando sua estrutura e características físicas, além de desejos e expectativas. Todos estes aspectos contribuem para que os resultados sejam mais naturais e satisfatórios. Atualmente, existem diferentes opções de formato, como os redondos e anatômicos, além de diversificadas técnicas cirúrgicas, que permitem posicionar as próteses em diferentes planos. Todos estes aspectos contribuem para o resultado final, que deve ser extremamente satisfatório. O mais importante é buscar a avaliação de um profissional médico especialista.

Mito: Tenho medo que meus seios fiquem muito grandes

Dra. Maria Marta Zollinger: Existem diversas opções de implantes mamários disponíveis no mercado. A seleção do tamanho da prótese requer avaliação médica e poderá ser ajustada à necessidade e desejo de cada paciente.

Mito: O implante de silicone é ideal para casos com excesso de flacidez nos seios

Dra. Maria Marta Zollinger: A colocação do implante mamário pode ser extremamente benéfica para pacientes que apresentem seios mais caídos, o qual chamamos de ptose, com excesso de flacidez. No entanto, esta é uma indicação muito específica, que requer avaliação médica. Vale destacar que, caso exista a intenção de engravidar em menos de dois anos após a colocação de próteses mamárias, o ideal é esperar. Isso porque as mamas se modificam durante a gestação, podendo ocorrer estrias e flacidez, o que pode exigir procedimentos adicionais.

Mito: “com próteses de silicone, não é mais possível amamentar”

Dra. Maria Marta Zollinger: Não existe a menor interferência na amamentação entre mulheres com implantes mamários. As taxas de sucesso são as mesmas das que não possuem próteses. O leite materno também é igual, sem qualquer tipo de alteração devido ao silicone. É importante deixar claro que o implante fica localizado abaixo da glândula mamária, portanto, sem nenhum contato com o leite.

Mito: “quem tem implante mamário perde a sensibilidade nos seios”

Dra. Maria Marta Zollinger: É possível que ocorra tanto diminuição quanto aumento da sensibilidade, somente nos primeiros dias após o procedimento. Com o tempo, a tendência é de que isso seja normalizado.

Para mais informações, procure um médico especialista.

conheça mais sobre

Natrelle
A Decisão - Por que colocar póteses mamárias?
A Escolha - Como escolher o implante ideal?
A Cirurgia - Tire suas dúvidas sobre todas as etapas
Reconstrução Mamária - Indicações, técnicas e novas tecnologias
Garantia Natrelle