A queridinha

Saiba porque a toxina botulínica A é sucesso

Aquela pele lisinha tem nome pode ser um pouco mais do que boa genética, e o nome disso é  toxina botulínica A, uma dos grandes recursos da medicina que ajuda a termos esse efeito. Segundo o censo de 2016 da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), os procedimentos minimamente invasivos tiveram um aumento de 390% nos dois anos anteriores à pesquisa. E, atualmente, o tratamento realizado com esta substância representa 47,5% dos realizados.

A toxina botulínica A é um sucesso tanto no tratamento de prevenção das linhas de expressão quanto para o rejuvenescimento facial. A aplicação, como já contamos por aqui, acontece por meio de uma agulha não cirúrgica reduzindo as chamadas rugas dinâmicas ou desenvolvidas pela mímica facial – que ficam na testa, entre as sobrancelhas e ao lado dos olhos, os chamados ‘pés de galinha’ (famosos, né?). Para isso, a substância bloqueia os sinais nervosos dos músculos escolhidos, enfraquecendo-os, diminuindo marcas indesejadas e deixando a pele com aspecto de hidratada dando aquele ‘refresh’ no visual.

Para a dermatologista Ada Trindade, a popularidade do método se deve à sua praticidade e ao resultado rapidamente percebido. “Qualquer médico que esteja habilitado a fazer, consegue aplicar em seu próprio consultório. Os resultados começam a ser notados após o terceiro dia do procedimento, mas o pico de efetividade acontece em torno de 15 dias depois, pouco tempo se comparado a uma cirurgia. Por isso é muito comum que as mulheres virem fãs e reapliquem a substância duas ou três vezes ao ano.”

E juventude também combina com toxina botulínica A! Os jovens de hoje estão se cuidando mais e, por esse motivo, a procura pela aplicação de forma preventiva também está em crescimento. Segundo a dermatologista, não existe idade certa para começar, já que cada pele tem uma característica própria e o uso contínuo não altera a expressão facial. O fator determinante para investir na prevenção do envelhecimento é a tendência genética de desenvolver rugas mais ou menos acentuadas.

Por fim, a médica reforça  que, além da aplicação, os cuidadinhos diários como hidratante e filtro solar diariamente são muito importantes. A visita ao médico especialista também! 😉