Como cuidar dos cabelos grisalhos

Tendência da estação, os fios prateados pedem atenção especial para ficarem bonitos e saudáveis

Já houve um tempo em que ter cabelo branco era sinônimo de idade avançada. Homens e mulheres corriam para tingir as madeixas ao primeiro fio prateado para “disfarçar a idade” e manter a aparência mais jovem.

Hoje, além de ser tendência assumir os brancos, já se sabe que eles aparecem independentemente da idade e dependem muito mais do estilo de vida, da herança genética e de outros fatores que podem fazer com que os cabelos percam a capacidade de produzir melanina (pigmento que dá cor aos fios) e, aos poucos, comecem a desbotar. “É por isso que muita gente começa a ter cabelo branco ainda na juventude”, conta Rosy Fharia, proprietária do Studio Rosy Fharia, na capital paulista.

Cuidados especiais
Esse tipo de cabelo requer atenção especial para ficar bonito. É que, em geral, os fios se tornam mais grossos, secos e irizados – o que dificulta um pouco e por isso é importante saber como cuidar dos cabelos grisalhos no dia a dia, segundo Rosy.

Há, no mercado, diversos produtos específicos para esse tipo de cabelo: shampoos, condicionadores e máscaras que ajudam a evitar o amarelamento dos fios, um efeito que aparece depois que são “queimados” pelos raios solares. Óleo de Argan e máscaras com protetor solar ajudam a cuidar dos cabelos grisalhos e evitar problemas quando a pessoa se expor muito aos raios UV, como na praia, na piscina ou nos dias de verão.

A proprietária do Studio Rosy Fharia indica, ainda, as hidratações quinzenais para ajudar a repor a água e recuperar o brilho e a maciez dos cabelos grisalhos.

E a cor?
O tom de cabelo grisalho pode variar de acordo com a cor original dos fios. Assim, as morenas tendem a ter mais facilidade para ter cabelos prateados do que as loiras ou ruivas, por exemplo.

“Os fios pedem tonalizantes especiais. O tom prateado vai ficar só na superfície do cabelo, agindo como uma película protetora, e é indicado que o procedimento seja feito por um profissional, com manutenções mensais para manter a aparência sedosa e hidratada”, diz Rosy. Já as loiras têm maior facilidade para ganhar uma nuance amarelada e há shampoos que ajudam a matizar os fios, garantido uma tonalidade uniforme.

Teste