Como evitar estrias e celulites

Dicas para que esses dois incômodos deixem de fazer parte da sua vida

As  estrias surgem da ruptura das fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela elasticidade e localizadas na derme (camada profunda da pele), que ocorrem por sua distensão exagerada ou devido a alterações hormonais. São lesões lineares, geralmente paralelas, que podem variar de um a vários centímetros de extensão. A celulite é caracterizada pelo aspecto ondulado da pele de algumas áreas do corpo. Afeta 85% a 98% das mulheres após a puberdade, de todas as raças, embora as mais brancas sejam mais afetadas. Tende a ocorrer nas áreas onde a gordura está sob a influência do estrógeno (hormônio feminino), como nos quadris, coxas e nádegas, mas também pode ser observada nas mamas, parte inferior do abdome e braços.

As causas para a formação das estrias e celulites podem ser alterações hormonais e circulatórias, má alimentação, fumo, sedentarismo, uso de pílulas anticoncepcionais e tratamentos de reposição hormonal. Existem alguns cuidados que podem ajudar a evitar os dois problemas ou amenizar a aparência deles. Confira:

Hidratação

Como substância abundante no corpo, a água é componente essencial dos tecidos. Tem papel importante nas funções do organismo como um todo e, principalmente, na hidratação da pele, evitando estrias e celulite.  A quantidade ideal de consumo para um adulto, durante as 24 horas do dia, deve ser de no mínimo 35ml/Kg de peso, ou seja, um indivíduo de 70Kg deverá consumir no mínimo 2,5L de água ao dia. Esse consumo deve aumentar nos períodos em que a temperatura aumenta muito, antes, durante e depois de exercícios físicos ou quando apresentar febre e resfriado. Gestantes e mulheres amamentando também devem consumir mais água.

Fuja de dietas rigorosas

Evite o “efeito sanfona” fugindo dos regimes de muito baixo valor calórico, pois você não conseguirá manter porque faltarão nutrientes e essa perda de peso rápida causará falta de firmeza e elasticidade. Uma dieta adequada e que proporcione os nutrientes adequados nos faz eliminar gordura e reduz a celulite.

Reeducação alimentar

Dedique-se aos cereais integrais, frutas, verduras, legumes, leite e derivados e as carnes magras. Em geral, uma dieta equilibrada supre todas as necessidades do corpo sem que seja necessário o consumo de alimentos industrializados, como salgadinhos, bolachas recheadas, fast-foods  etc.  Com a prática da reeducação alimentar, consegue-se diminuir visivelmente as celulites e estrias.

Exercícios Físicos

Faça exercícios localizados combinados com atividade aeróbica (corrida, natação, bicicleta) para reduzir as celulites. Pratique pelo menos 30 minutos, 3 a 4 vezes por semana.

Drenagem Linfática

Esse procedimento é usado contra celulite, pernas pesadas, envelhecimento, edemas da pele, rugas ou bolsas que formam papadas, além do combate ao estresse e cansaço em geral. É aplicada também nos tratamentos pré e pós-cirúrgicos. É importante ressaltar que a drenagem linfática com finalidade estética deve ser praticada por esteticistas que tenham treinamento específico.

Massagem Estética

A massagem corporal tem a finalidade de estimular a redistribuição da gordura, ajudar a drenar líquidos e modelar a silhueta. Além disso, promove também um relaxamento muscular aliviando o estresse, que deteriora a pele e envelhece prematuramente.