Como valorizar o olhar

Os cuidados com os cílios podem tornar as mulheres ainda mais poderosas

Os  cílios são pelos que crescem na extremidade da pálpebra com a função de proteger os olhos contra agentes externos, como fragmentos e poeira. Eles são sensíveis ao toque e, deste modo, fornecem advertência quando um objeto está próximo ao olho, fechando as pálpebras por reflexo e proteção.

Há muito tempo, porém, a vaidade feminina os evidenciou também por outra função, diga‐se de passagem, mais interessante. Os cílios longos são considerados um sinal de feminilidade em muitas culturas, desde a antiguidade. Cleópatra, no antigo Egito, já os pintava com o kohl, pigmento preto que destaca o contorno do olhar. Desde então, os fios encorpados ganharam destaque como elemento de sedução e elegância feminina.

Para realçar os cílios usamos rímel e até séruns como forma de hidratação. Produtos como esses embelezam, hidratam e realçam os olhos e fazem parte do nosso dia a dia. No entanto, não tratam e não promovem o crescimento natural dos pelos. Existem tratamentos que agem diretamente nos folículos pilosos, atuando na fase de crescimento.

Ao incorporar esses produtos como parte da rotina diária, os resultados serão visíveis em pouco tempo, mas é importante buscar informações com um médico dermatologista para fazer uma avaliação e auxiliar em todas as dúvidas.

Além dessa dica de beleza, lembre‐se sempre de retirar a maquiagem antes de dormir. Passar a noite com rímel nos olhos congestiona a região e pode causar irritações,  alergias, e enfraquecer os cílios.

 

cílios, olhar