Contra o envelhecimento

Conheça alguns alimentos com propriedades de rejuvenescimento

Nascer, crescer e envelhecer, esse é o processo natural da vida e todos sabem que é impossível evitar. Porém, é possível adiar esses efeitos do tempo e lutar contra o envelhecimento, uma das formas mais eficazes de fazer isso é por meio da alimentação.

Sobre esse fato, a vice-presidente da SBAN (Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição), Silvia Cozzolino alerta: “Mesmo com uma dieta equilibrada, não podemos garantir que uma pessoa não terá rugas com o passar dos anos, pois todas as nossas células têm um tempo de vida e sua renovação se modifica com a idade, sendo muito mais lenta após os 60 anos”. Segundo ela, a alimentação deve ser rica em frutas, legumes, verduras, carnes magras, além do leite e seus derivados.

Se você quer ter uma pele saudável por mais tempo, deve dar toda atenção ao colágeno, primordial na formação do tecido conjuntivo e a mais abundante no organismo. Segundo nutricionista Karina Severo Lins Pimentel, a partir dos 30 anos a produção da proteína começa a diminuir.

Conheça alguns alimentos e suas propriedades de rejuvenescimento:

Morango: possui baixo valor calórico e boa fonte de vitamina C, ácido fólico, betacaroteno, cálcio, fósforo, ferro, potássio. Contém também fitonutrientes (antocianinas e elagitaninas). “Ele faz parte da preciosa lista de alimentos com propriedades antioxidantes e além disso, é um poderoso aliado contra o envelhecimento da pele por combater os radicais livres”, explica Karina. A nutricionista diz que há evidências científicas de que também é fonte de uma substância denominada ácido elágico: antioxidante, encontrado também em framboesas, em alguns legumes e nozes, que tem efeito fotoprotetor e previne os danos da exposição aos raios ultravioletas, como as temidas marcas do tempo.

Romã: fruta muito conhecida e utilizada na medicina popular por suas propriedades terapêuticas naturais. Tem despertado interesse na área de pesquisa e é também considerado um fitoterápico. Seus principais componentes nutricionais são vitamina A e o complexo B, cálcio, ferro, fósforo e potássio. “Ela também é considerada uma ótima fonte de manganês. Várias pesquisas indicam que a romã, tanto a polpa quanto as sementes, possuem grande atividade antioxidante”, diz a nutricionista.

Tomate: além da vitamina C, baixo valor calórico, rico em água, potássio e fósforo, o tomate contém licopeno, que participa no combate ao envelhecimento da pele. Portanto, esse alimento e seus derivados (molhos e extratos de polpa) são ótimos aliados no combatente ao envelhecimento precoce da pele.

Brócolis: da mesma família da couve-flor, do repolho, da couve, é uma hortaliça com propriedades antioxidantes, por conter principalmente vitamina C, A, fibras, cálcio, zinco e ácido fólico. “Alguns estudos evidenciam que as propriedades nutritivas do brócolis podem atrapalhar o crescimento de células de melanoma”, diz Karina. A nutricionista ressalta que as propriedades desses alimentos são excelentes no combate a tumores, aliado, obviamente, ao estilo de vida saudável.

Aproveite essas dicas e inclua os alimentos contra o envelhecimento no seu cardápio.