É possível ser feliz sozinha

Descubra as vantagens de não se estar em um relacionamento

Com o perdão do compositor e músico Tom Jobim, é possível ser feliz sozinha, sim! Claro que, as cobranças por um “relacionamento sério” sempre vão existir, mas, você já parou para pensar que estar solteira pode significar fazer mais por você?

A ciência também está de olho nessas vantagens de se estar só, entre elas, ter uma vida com mais objetivos – e determinação para cumpri-los. “Todos nós crescemos ouvindo: ‘case-se e você não se sentirá sozinho’. Mas eu nunca achei que essa seria a minha história”, disse a pesquisadora americana Bella DePaulo, em uma palestra do TedX. Como solteira convicta, ela se dedicou a estudar a felicidade nesse grupo de pessoas e concluiu que:

  • Muitas vezes pessoas solteiras têm mais contato com os amigos;
  • Pessoas que não estão em um relacionamento podem desfrutar de mais autonomia e satisfação;
  • Solteiros não necessariamente têm a saúde melhor do que dos casados.

Segundo a psicóloga Cecília Weiller Bastos, essa projeção de felicidade no namoro ou casamento vem desde a infância: “Os contos de fadas e histórias infantis também são responsáveis por essa relação. A forma como nos foi ensinado o relacionamento, de forma romântica e inabalável, acaba alterando a percepção entre fantasia e realidade. E isso ocorre principalmente para nós mulheres, uma vez que ainda há dentro de algumas a ideia da princesa e do príncipe encantado. Por mais que racionalmente não acreditemos mais nessas histórias, inconscientemente isso aparece nas nossas frustrações”.

Cecília também ressalta que estar solteira faz com que toda a energia e atenção estejam voltadas para si mesmas. Claro que isso também pode acontecer em uma relação, mas para tanto, é preciso estar com alguém que respeite a sua individualidade.

No ano passado, a blogueira Julia Faria, escreveu o livro “Para as solteiras com amor”, com o objetivo de discutir o tema e mostrar que estar só pode ser divertido e libertador. Para a psicóloga, publicações como essa são importantes para mostrar que, mais do que encontrar alguém, elas precisam descobrir o amor próprio.

Solteira ou não, é preciso SEMPRE fazer mais por você.