É verão. Previna-se!

Faça mais por você se protegendo dos perigos do verão

Finalmente chegou a estação do ano que muitos esperam ansiosamente. A melhor época para curtir a piscina, a praia e o sol. Mas, por conta de toda a empolgação, muitos se esquecem de que é um momento que devemos redobrar nossos cuidados e nos prevenir contra alguns danos que o verão pode causar.

Segundo o cirurgião plástico Alexander Nassif, diversos fatores podem ser considerados perigosos no verão. “Desidratação é muito comum, já que muitos se esquecem de beber água. Além disso, devemos ficar atentos ao câncer de pele, melasma, ressecamento por conta do sal e do cloro, queimaduras de primeiro e segundo grau, e as queimaduras químicas, provocadas por substâncias ácidas junto ao sol, manchas e envelhecimento precoce”.

Segundo o Dr. Alexander, ao contrário do que acham, o mormaço também é capaz de causar queimaduras e manchas se não for tomado o cuidado necessário, sempre priorizando o uso do protetor solar.

Então, as principais dicas são: se hidratar, principalmente nos horários de pico do sol, que é entre as 10h e as 16h e procurar lugares com mais sombras. Com a pele, os cuidados são sempre os mesmos, protetor solar a cada duas horas e também, após banhos de piscina e mar, e usar cremes de hidratação após a exposição ao sol.

O nosso corpo tende a ficar mais seco por conta do tempo imerso em águas salgadas ou em piscinas com cloro. Já o rosto, em algumas pessoas, fica mais oleoso por conta de um estímulo maior das glândulas sebáceas, e também, devido ao calor.

Mas, achou que é apenas a pele que sofre? Está errada! Nosso cabelo também está incluso nessa, por isso é sempre aconselhado cortar as pontinhas depois do verão. O sol queima e as águas salgadas e o cloro causam o ressecamento dos fios.

Com relação aos procedimentos minimamente invasivos, o Dr Alexander comenta que alguns tratamentos são bastante seguros, principalmente os com toxina botulínica A e os com preenchedores de ácido hialurônico. Apesar da segurança, devemos sempre tomar cuidado e fazer o uso contínuo do protetor solar.

Não deixe de fazer mais por você mesma e se prevenir dos perigos do verão, hein?

Dr. Alexander Nassif
CRM MG 81427-1

BR/0030/2019 – Jan/19