Mulheres e hormônios: uma relação de amor e ódio

Ginecologista tira algumas dúvidas sobre a tão temida TPM

Os dias que antecedem o período menstrual é, para muitas mulheres, uma tortura. Nessa época do mês, que corresponde a um período de cerca de 7 a 10 dias, o organismo feminino pode experimentar uma série de reações que vão dos sintomas físicos, como dor nas mamas e de cabeça, intestino preso e enjoo, até desconfortos neuropsíquicos, como irritabilidade, depressão e ansiedade. A tão famosa TPM – tensão pré-menstrual também conhecida como síndrome pré-menstrual – SDM.

Para ajudar você a tirar as dúvidas que rodeiam este assunto, o Além da Beleza bateu um papo com o ginecologista Renato de Oliveira. Vem saber mais!

1) Quais são os sintomas mais comuns da TPM?

Os sintomas mais comuns são: ansiedade, irritabilidade, humor depressivo, desejo por doces, dores de cabeça e retenção hídrica.

2) A partir de quantos anos é mais comum? Desde a primeira menstruação?

Ela pode surgir a partir da adolescência mesmo. A primeira menstruação pode causar, mas é algo pouco relatado, uma vez que esta primeira experiência muitas vezes tem como o medo do novo uma característica comum.

3) O uso de anticoncepcional ajuda a combater?

Certamente. É uma das primeiras linhas de tratamento. Porém, deve-se ressaltar que a escolha do método anticoncepcional deve respeitar os critérios de Elegibilidade da Organização Mundial de Saúde. Assim, a procura de um profissional é fundamental.

4) Dica de algum medicamento caseiro que ajuda a melhorar os sintomas.

Dependendo do tipo de TPM, um tratamento convencional seria mais indicado.

5) Quais hábitos a mulher deve ter para amenizar os efeitos da TPM?

Dormir bem, praticar atividade física regularmente, alimentar-se bem e não fumar são bons hábitos que podem influenciar positivamente. Porém, se esses fatores não forem suficientes, é necessário avaliação médica.