Os benefícios do pilates

O método conquista cada vez mais adeptos e faz suar de verdade

Jennnifer Aniston, Cameron Diaz, Michelle Pfeiffer, Sharon Stone e, há quem diga, até o jogador David Beckham se renderam aos benefícios do Pilates. Além deles, muitos outros famosos, e anônimos descobriram no método uma forma de aliviar o estresse, melhorar a postura e conquistar um corpo bonito e saudável sem precisar “puxar ferro” nas academias.

A modalidade foi desenvolvida pelo alemão Joseph Hubertus Pilates, durante a Segunda Guerra Mundial, quando ele conseguiu comprovar a eficácia de sua criação numa enfermaria da Inglaterra. Ele utilizou as molas das camas hospitalares para criar séries de exercícios que beneficiaram os pacientes. Este formato inspirou os atuais equipamentos utilizados nos estúdios do mundo todo, de madeira e molas que substituem os pesos das academias.

Os exercícios combinam a respiração e a contração do abdômen, que é considerado o centro da força. Quem é adepto ou já fez algumas aulas, provavelmente ouviu: “expire todo o ar até sentir o abdômen se contrair ao máximo, como se o umbigo fosse colar nas costas e as costelas se fecharem em direção ao centro”. Se você nunca tentou, experimente. São exercícios realizados com muita concentração e equilíbrio e que tem como resultado uma consciência corporal não alcançada com outras modalidades.

Existem dois tipos de pilates: o Studio Pilates, que usa os aparelhos feitos de madeira e molas, e o Mat Pilates ou Pilates de Solo, feito sem aparelhos, mas que conta com o auxílio de elementos como elásticos e as famosas bolas.

Os especialistas e os próprios alunos garantem que é possível ter um corpo forte, flexível e longilíneo, pois a diversidade de movimentos permite trabalhar todos os músculos corporais e também a mente ao combater o estresse.