Para todxs!

Um papo com Rosman Braz sobre maquiagem para homens e mulheres

Por muito tempo a maquiagem foi considerada feminina, mas nem sempre foi assim. Até a era da Revolução Francesa, quem arrasava nas makes eram os homens e em muitas culturas isso significava status e poder. Porém, mesmo que tal costume tenha se perdido no tempo, hoje o mundo está passando por diversas mudanças, principalmente quando o assunto é gênero e a linha entre o “pode” e o “não pode” está cada vez mais extinta.

Engajadas com as novas tendências de comportamento, algumas marcas de beleza gringas lançaram linhas de maquiagem que servem para homens e mulheres, entre elas, Avon, Clinique e Dior. Pegando carona nessa onda, a brasileira Natura, também abraçou a ideia com uma linha para todxs, a Faces.

Na opinião do maquiador Rosman Braz, todos querem estar cada vez melhor principalmente quando o assunto é pele. “Mesmo que os homens ainda tenham alguma dificuldade de assumir o uso da maquiagem, eles se sentem confortáveis pelo menos com um filtro solar de cor, que já ajuda bastante”, relata o profissional que diz não usar maquiagem no dia a dia mas que não vê problema nenhum se precisar para um trabalho ou ocasião especial. Para ele, o hábito de cuidar da pele é um vício. Sendo assim, não deixa de visitar sua dermatologista e não sai de casa sem filtro solar.

O publicitário Luiz Romano usa maquiagem tanto para sair quanto para trabalhar: “Quando a coisa está complicada e aquela olheira gritando eu preparo a pele com primer, corretivo e base”.  Ao se maquiar em público, muitas vezes ele percebe um certo estranhamento das pessoas ao redor, mas diz não ligar muito.

Para terminar, aquele truque infalível tanto para homens quanto para mulheres: “A dica é usar um bom corretivo de espessura líquida e fina para a área dos olhos. Se preferir algo para o rosto todo, um filtro com cor ou até um BB Cream também podem apresentar o mesmo efeito e, ainda, preparar a pele por completo. O produto deve ser aplicado de forma suave e uniforme, para resultar em um efeito natural”, revela o maquiador.