Psicologia das cores na maquiagem

Pesquisa revela segredos do universo feminino

A maquiagem ressalta a beleza e, para muitas mulheres, é um item indispensável na nécessaire. Inclusive, a personalidade de cada uma influencia diretamente na escolha de produtos e cores? Assim como o humor é decisivo na hora de produzir uma make, que pode variar entre tonalidades de rosa, bem romântica, ou até preta, no estilo gótico suave.

Grandes mentes humanas já se aprofundaram na teoria das cores, entre elas: Aristóteles, Isaac Newton e Goethe. Entre os estudos de cores, muitos deles são influenciados por aspectos psicológicos, embora o fato não seja comprovado cientificamente.

Uma pesquisa realizada pelo instituto de Psicologia da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, afirma que o batom, além de mudar o visual da mulher, pode garantir uma confiança extra. Entre mulheres apaixonadas por maquiagem e outras menos interessadas, o estudo avaliou individualmente o perfil das consultadas e a relação com a escolha de determinadas cores de batom. Veja os principais resultados e descubra como a psicologia das cores age no universo feminino:

Vermelho
Mulheres que usam batom vermelho são consideradas mais ousadas e criativas que as demais. Curiosamente, a pesquisa indica que quem opta por essa cor é mais propensa a fazer exercícios físicos, comparada com outras.

Rosa
O batom rosa está associado a uma mulher sociável e que gosta de se divertir. Segundo o levantamento, seus tons mais fechados são as escolhas mais recorrentes entre as que ocupam altos cargos executivos.

Roxo
Esta é uma cor que, de acordo com o estudo, revela uma mulher independente e autossuficiente. Trata-se de uma personalidade mais madura, que não depende da opinião alheia para se sentir segura.

Nude
Segundo a pesquisa, o nude é a cor preferida entre as mulheres gentis e atenciosas. Além disso, está associada a quem valoriza e ressalta a coloração natural de seu rosto.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre a psicologia das cores? Por aqui, você pode acompanhar as novidades da medicina estética e outros assuntos que vão muito Além da Beleza. Continue nos acompanhando!