A vaidade dos brasileiros

Veja os dados do mercado nacional de beleza

Os  brasileiros estão entre os mais vaidosos do mundo, considerando que o Brasil é o terceiro país que mais consome produtos de beleza.

Cada vez mais as mulheres investem em tratamentos estéticos para realçar a beleza. Mas, os homens não ficam atrás, eles procuram salões para cuidar da aparência e compram produtos específicos. Conheça as particularidades sobre o mercado nacional:

  • em 2012, a indústria cosmética movimentou R$ 84 bilhões no Brasil;
  • o país está em 1º lugar do ranking mundial no mercado de desodorante; em 2º lugar quando o assunto são itens masculinos, infantis, de higiene bucal, de proteção solar, de perfumaria e de banho; e, em 3º terceiro lugar no consumo de produtos de beleza;
  • a expectativa é de que, em 2020, o Brasil se torne o maior mercado do mundo no setor de beleza;
  • o país é palco de importantes eventos do mercado, como a Beauty Fair – feira que reúne empresas de diversas regiões do mundo para apresentar as tendências e novidades do setor. A feira já é considerada a segunda maior do mundo;
  • nos últimos quinze anos, o setor de produtos de higiene e beleza no Brasil apresentou crescimento anual de 10% e, atualmente, emprega quase 6 milhões de pessoas. Para se ter uma ideia da grandiosidade do mercado, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro teve média de crescimento anual de 2% (nos últimos três anos);
  • estudos do Data Popular apontam que os aumentaram 124 gastos dos brasileiros com cosméticos%, se comparado há dez anos;
  • as empresas de venda direta de cosméticos atingem lucros gigantescos. Dados da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas apontam que, no primeiro semestre de 2013, empresas do mercado faturaram mais de R$ 18 bilhões com esse modelo de venda.