A validade dos produtos de beleza

Fique de olho nos prazos e faça mais por você

O consumidor já está acostumado em olhar a validade dos alimentos no mercado, mas ao procurar por produtos de beleza, será que o comportamento é mesmo?! Bom, se não é, deveria!

A dermatologista Denise Lage, alerta que é muito importante observar o prazo de validade desse tipo de produto, pois o uso após o seu vencimento pode trazer alergias. “Como regra geral, a maioria dos dermocosméticos tem prazo de validade de seis a 12 meses após abertos, mesmo que conste na embalagem um período maior. Exemplificando, produtos que têm em sua fórmula vitamina C ou hidroquinona (usado no clareamento de manchas) costumam oxidar e os cremes ficam na cor marrom ou amarelados.  Grande parte possui conservantes na fórmula mas, depois do prazo de validade, esse efeito termina”, explica a médica.

Como em geral as pacientes não têm o costume ver os prazos, é válido que o médico conscientize sobre a importância desse ato. No caso das maquiagens, muitas vezes a data de validade está estampada na embalagem e não no produto em si. Ou seja, fique atenta à data de validade na caixinha antes de jogar fora.

Para ajudar, seguem alguns prazos de validade, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

maquiagem

Outra curiosidade é sobre o local de armazenamento: “O lugar mais comum de guardar maquiagens é o banheiro. No entanto, é um ambiente muito úmido, onde há acúmulo de vapor e variação de temperatura, o que sem dúvidas acelera a degradação dos produtos. Sendo assim, o ideal é armazená-las em um local seco e longe do calor.”

Os protetores solares, indispensáveis no nosso dia a dia, também vencem. Nesses casos, após a data de validade perdem o efeito da proteção contra os raios UV e luz visível – quando são protetores com cor.

Na hora da manicure, fique esperta, os esmaltes também costumam ter um prazo de validade de um a dois anos. Após esse período ficam com espessura mais grossa e a coloração muda, podendo causar mudanças na textura da unha, além de irritações na cutícula e na pele.

Há também os produtos de beleza manipulados, que costumam ter menos prazo de validade do que os industrializados. No caso de alguns ácidos utilizados no tratamento da acne, depois de abertos devem ser sempre mantidos na geladeira, caso contrário, perdem o efeito.

Em caso de reação, sempre lavar o rosto abundantemente com água e sabonete líquido neutro, afim de retirar todo o produto. Além disso, procure o seu dermatologista para avaliação da gravidade do caso e orientação de tratamento.

Faça mais por você e fique de olho nos prazos de validade.