Mitos e Verdades sobre COOLSCULPTING®
A dermatologista Valéria Marcondes acaba com as dúvidas sobre o procedimento
Aquele incômodo com as gordurinhas que não vão embora nem mesmo com muito exercício físico e dieta, muitas vezes, nos levam a considerar um procedimento cirúrgico. O que muita gente ainda não sabe, é que existe o CoolSculpting®, um tratamento com resultados semelhantes à lipoaspiração, mas com a vantagem de não ser invasivo, ou seja, sem cirurgia, sem anestesia, sem internação e que permite que o paciente retorne para as suas atividades no mesmo dia do procedimento.
O tratamento é realizado através da criolipólise que combate e diminui a gordura localizada por meio do congelamento das células adiposas. Assim, elas se cristalizam e são eliminadas aos poucos pelo organismo.
Para ajudar com os mitos e verdades sobre o CoolSculpting®, a dermatologista Valéria Marcondes respondeu algumas das dúvidas mais frequentes:
1 – CoolSculpting® emagrece? Mito!
Não, ele trata aquela gordura localizada que resiste mesmo fazendo dietas e exercícios.
2 – O tratamento dói? Mito!
Na verdade, pode ser que a região tratada fique sensível e o paciente sinta algum incômodo durante a massagem vigorosa que é feita logo após o tratamento. Porém, isso é muito rápido e totalmente tolerável. Além disso, alguns pacientes podem ter sensibilidade como um formigamento local muito leve ou uma ligeira sensação anestésica que também é passageira.
3 – Preciso de repouso após o tratamento? Mito!
Nenhum, mesmo que várias áreas do corpo sejam tratadas no mesmo dia.
4 – A pele fica deformada quando faço CoolSculpting®? Mito!
Não. O que acontece é que, em um prazo de até 90 dias, cerca de 20% a 25%1 da gordura tratada pode ser eliminada. Mas isso não deforma o corpo, pelo contrário, deixa a silhueta mais definida.
5 – CoolSculpting® elimina flacidez e celulite? Mito!
A criolipólise não é um procedimento destinado a tratar flacidez ou celulite, porém, com a redução da gordura e o estímulo de colágeno no local pelos processos inflamatório e de regeneração, muitas vezes podemos esperar uma maior firmeza e textura da pele. Este fenômeno não é imediato, ocorre após 2 a 3 meses do tratamento.
6 – Só posso fazer CoolSculpting® na barriga? Mito!
O tratamento pode ser feito em diferentes locais do corpo onde se tenha gordura localizada como abdômen, flancos, interno de coxas, costas, queixo duplo, conhecido como papada e braços.
7 – Há restrições para quem pensa em realizar CoolSculpting®? Verdade!
As restrições para o tratamento são para pacientes que sofrem de crioglobulinemia, hérnia umbilical, alterações de coagulação, pessoas com grande sobrepeso, urticária ao frio, gestantes e lactantes.
8 – Preciso seguir uma dieta associada ao tratamento com CoolSculpting®? Mito!
Não é necessária nenhuma dieta para realizar o tratamento. Porém, como trata-se de gordura localizada, é melhor que se faça uma dieta saudável para melhores resultados.
9 – Posso adquirir alergias com o CoolSculpting®? Mito!
Não, o procedimento não provoca alergia, porém está contraindicado para pacientes alérgicos ao frio.
Importante destacar que você deve procurar a orientação de um médico em caso de qualquer efeito colateral.
