6 truques imperdíveis para o inverno

Confira os cuidados do Além da Beleza para evitar o ressecamento da pele

Já  reparou como no inverno as pessoas tendem a se vestir de forma mais elegante? Casacos, cachecóis, luvas, botas e outros acessórios transformam o visual que vemos nas ruas durante a estação. Mas, se tem algo que não combina com esse clima é uma pele ressecada, unhas fracas e lábios rachados!

Para escapar desses problemas e ficar linda mesmo com o frio, separamos seis cuidados essenciais para você acrescentar – ou manter – à sua rotina diária. Confira:

1. Mantenha o filtro solar. Menos sol não significa menos radiação solar! Sem proteção na pele, essa é a época em que as pessoas mais desenvolvem manchas e outros sinais de envelhecimento.

2. Reveja seu ritual de limpeza.

Uma pele mista que use loção adstringente para limpá-la pode ficar irritada, já que os dias frios sensibilizam a cútis. O ideal é rever tônicos e cremes para deixá-los menos irritantes e mais hidratantes.

3. Cuidado com os ácidos para o rosto.

“Dependendo da substância, recomendamos à paciente que reduza os dias de uso para evitar irritação”, afirma a dermatologista Rogéria Larsen, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, de São Paulo.

4. Fuja dos banhos quentes.

Eles ressecam ainda mais a pele já sensibilizada. Mantenha a água morna e faça um banho rápido, evitando o uso de buchas vegetais (que removem a proteção natural da pele).

5. Reforço na hidratação.

Troque as loções por cremes mais espessos, que vão reforçar a nutrição da pele. Capriche em áreas que já são naturalmente ressecadas, como mãos, pés, joelhos e cotovelos.

6. Atenção especial com os lábios.

Expostos, eles sofrem com o vento frio e as baixas temperaturas. “No inverno, meus lábios ficam craquelados e podem até sangrar. Por isso, não descuido um só minuto e reaplico o hidratante labial a todo momento”, afirma Luciana Levy, publicitária e autora do blog Levitando.