Saúde & Bem-Estar

A idade certa

Quando iniciar tratamentos estéticos

Durante a adolescência, é natural querer aparentar mais idade para mostrar independência. Contudo, essa atitude muda depois que os 30 anos se aproximam. Nessa fase, as mulheres começam a se preocupar com os sinais de envelhecimento e recorrem a diversos tratamentos preventivos a fim de postergar as rugas e as linhas de expressão. Para saber se existe uma idade definida para se atentar a esses problemas, o Além da Beleza entrevistou o dermatologista Humberto Antônio Ponzio. Confira abaixo os principais trechos da nossa conversa com o especialista:

A partir de que idade o envelhecimento da pele começa a se manifestar?

Na realidade, o envelhecimento ocorre desde o nascimento, mas é depois dos 25 anos que as marcas começam a ser observadas, especialmente nas pessoas mais brancas e que se expuseram muito ao sol.

Há alguma idade específica para começar a preocupar-se com as rugas? Por quê?

Não é a idade cronológica que determina o momento em que as rugas aparecem, mas a predisposição genética e os hábitos de vida de cada pessoa. Então, é preciso visitar o dermatologista periodicamente para saber seu momento ideal para fazer os procedimentos preventivos.

Existem técnicas dermatológicas que são possíveis fazer antes dos 30 anos? Quais?

Sim. Existem substâncias que, ao agir diretamente em determinados músculos da face, têm a capacidade de prevenir o surgimento de rugas secundárias. Os preenchedores, nessa idade, são indicados para correção de assimetrias.

Quais são as substâncias que ajudam a prevenir as rugas?

Se nos for dada a opção de escolher um produto para prevenir o envelhecimento da pele, este será um protetor solar de amplo espectro (produtos que protegem contra UVA e UVB), preferencialmente com agentes antioxidantes.

Quais as maneiras corretas de cuidar do rosto no dia a dia?

Limpeza, tonificação, hidratação e, quando necessário, correção, devem sempre estar presentes na vida da mulher. Há produtos indicados para cada tipo de pele e para cada área a ser tratada. Para ficar bonita, basta querer.

Dr. Humberto Antônio Ponzio
CRM 5403 – RS

Mais Saúde & Bem-Estar

Leia também