A importância da água para a saúde e a beleza

Saiba como ela atua no organismo participando de várias funções vitais

Todos sabemos que nenhum tipo de vida existe sem água e que essa necessidade básica, muitas vezes, orientou a história humana. Mas, além de toda a importância já conhecida é também fundamental para a saúde e a beleza.

Quando tomamos água, estamos consumindo nutrientes que são os responsáveis por manter a elasticidade e brilho natural da epiderme. Além disso, tem proteínas que melhoram a recuperação tecidual e favorecem o equilíbrio e o crescimento celular, garantindo uma pele radiante. É importante nos lembrarmos de que o consumo de água ajuda no trabalho intestinal, fazendo com que as toxinas do organismo sejam eliminadas e, portanto, não prejudiquem a pele.

Segundo a nutricionista Fernanda Granja, a ingestão de água pode levar também a perda de peso, pelo efeito de saciedade que ela proporciona. “Os centros que controlam a fome e a saciedade no organismo humano são muito próximos e, quando deixamos de consumir água podemos sentir mais fome, mas, na verdade, nosso organismo está sentindo sede. Por isso, se consumido adequadamente, o líquido pode diminuir a sensação de fome e levar a perda de peso pela diminuição da ingestão de comida”, comenta a especialista. A quantidade média a ser consumida por dia é de oito copos ou dois litros.

Conheça outros benefícios do consumo de água conferidos por todas as funções essenciais que ela exerce no organismo humano:

Participa na formação de todos os tecidos do corpo;
Está presente no sangue e diversas secreções como: lágrimas, saliva, suco gástrico, entre outros;
É utilizada na digestão, absorção e transporte de nutrientes;
Estabiliza a temperatura corpórea;
Mantém uma camada protetora para as células do corpo;
Pode prevenir diversos danos à saúde.

E as águas aromatizadas?

“Esse líquido, praticamente, não tem calorias, mas o que se deve tomar cuidado ao ingerir essa água, é a quantidade de sódio que pode ter em sua composição. Isso pode fazer com que a pessoa ganhe peso”, explica Fernanda.

Créditos:
Nutricionista Fernanda Granja