Acabe com dúvidas sobre Implantes Mamários
Selecionamos as 10 perguntas mais frequentes e vamos esclarecer todas agora
1- Implantes Mamários podem influenciar no desenvolvimento do câncer de mama?
NÃO. Estudos indicam que não há relação entre a colocação de implantes mamários e a incidência de câncer de mama. É permitido e recomendado que mulheres com implantes mamários façam seus exames de rotina, como mamografia, normalmente.
2- O que é um implante mamário?
Um implante mamário é uma espécie de bolsa de silicone que pode ser preenchida com gel de silicone coesivo, altamente coesivo, de forma estável (anatômico) ou, ainda, com uma solução salina.
3- Vou poder amamentar?
Entre as mulheres com próteses, as taxas de sucesso na amamentação são as mesmas das que não possuem próteses. O leite materno também é igual, sem nenhuma contaminação pelo silicone.
4- E a sensibilidade nos seios, como ficam?
No começo, é possível ocorrer tanto diminuição quanto aumento da sensibilidade, mas, com o tempo, a tendência é de que isso seja normalizado.
5- Como devo escolher o implante?
O tamanho do implante mamário deve ser definido em consenso entre cirurgião e paciente, levando em consideração a estrutura física de cada da mulher e a expectativa de resultado. Existe uma grande variedade de próteses que podem ser: redondas ou anatômicas (em formato de gota, ou seja, mais natural); diversos tamanhos e preenchidos com gel de silicone coesivo ou solução salina.
6- Com que idade posso colocar o implante mamário?
Do ponto de vista médico, o recomendado é que se considere a colocação de implante mamário somente a partir da primeira menstruação. Além disso, é importante levar em consideração o preparo psicológico da paciente para esclarecer todas as dúvidas sobre implantes mamários, seguir as recomendações pós-operatórias e lidar bem com a mudança.
7- Por onde o implante mamário é colocado?
As opções mais usadas são: sulco inframamário, periareolar ou axilar. É fundamental que as opções para a colocação do implante sejam discutidas entre você e seu cirurgião.
8- Dói?
Após a cirurgia é possível que as mamas fiquem um pouco inchadas e doloridas, podendo durar até um mês, mas depende da recuperação de cada paciente.
9- Que cuidados devo tomar no pós-cirúrgico?
Durante os primeiros dias após a cirurgia deve-se tomar precauções elementares no cuidado com as mamas, com relação à limpeza e hidratação. E como cada mulher é um caso particular, é importante seguir cuidadosamente as instruções de seu médico.
10- Quanto tempo preciso ficar de repouso?
Normalmente poderá voltar ao trabalho e suas atividades cotidianas em poucos dias. É provável que o cirurgião aconselhe evitar tensões nas primeiras semanas após a cirurgia de implante mamário. Se o seu trabalho exige muito esforço físico, o médico dará conselhos mais específicos para garantir uma recuperação satisfatória.