Acerte no movimento

O jeito certo de aplicar o creme no rosto ajuda a potencializar os resultados

Às  vezes é gostoso, às vezes bate uma preguiça, mas, lá no fundo, a gente sabe: aplicar creme anti-idade é fundamental para prevenir rugas e marcas de expressão no rosto. O que nem todo mundo está por dentro é que existe um jeito todo especial de cumprir esse ritual para ter melhores resultados. “A aplicação certa aumenta a penetração dos ativos na pele, potencializando seu efeito”, afirma a dermatologista Mônica Aribi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, de São Paulo.

Quando aplicamos corretamente, também aumentamos a circulação na área e a oxigenação da pele. Tudo isso é ótimo para desinchar áreas como mandíbula e pálpebras. “Costumo fazer isso todas as noites e, no longo prazo, sinto a diferença na pele, que fica mais viçosa e com aparência mais saudável”, afirma a empresária Tatiana Fanti, que é adepta da aplicação correta dos cremes no seu dia a dia.

Na prática

Aplique o creme diretamente no rosto – evite esfregar as mãos, pois o calor pode interferir na formulação. E fique de olho na quantidade. “O equivalente a uma colher de chá já é suficiente para todo o rosto”, diz Mônica.

A médica reforça que os movimentos devem ser leves e delicados para não irritar a pele ou estimular a oleosidade. Ah! Cada área do rosto merece um cuidado especial. Confira:

Testa
Espalhe o produto com movimentos circulares de baixo para cima, sempre indo em direção ao couro cabeludo. Continue até sentir que a pele absorveu o creme.

Bochechas e nariz
Faça movimentos circulares, de baixo para cima, ao espalhar o creme nas maçãs do rosto. No nariz, use os dedos no sentido das laterais da face.

Queixo, mandíbula e pescoço
Comece pelo queixo e siga na direção dos olhos. Retorne massageando suavemente as mandíbulas – isso irá ajudar a reduzir o inchaço. Siga para o pescoço, massageando até chegar ao colo.

Olhos
Ainda sem o creme (que deve ser próprio para a região), movimente o dedo suavemente pela pálpebra inferior, de dentro para fora, e siga para a superior, em um movimento circular e contínuo. Repita de três a quatro vezes. Quando aplicar o creme, evite esfregá-lo na pele: o ideal é dar leves batidinhas até o produto ser absorvido completamente.