Bebidas para não sair da dieta

Opções de drinks refrescantes e com baixas calorias

As festas de fim de ano estão chegando, junto com elas aquela época boa em que as festinhas, confraternizações e happy hour aparecem aos montes. Com tantos compromissos, é preciso ficar tenta aos quilinhos extras que as bebidas podem trazer. O bartender Vinícius Serikyaku,  do restaurante La Varenne, em Curitiba, contou pro Além da Beleza o que pedir para não sair da dieta e nem se afastar dos eventos.

A dica principal do profissional é evitar bebidas que levem açúcar. “Para quem está em dieta, é possível solicitar a não utilização de açúcar, pois existem outras formas de adoçar os drinks no bar, é só pedir a mudança”, explica. Serikyaku tem notado que a preocupação com as calorias dos drinques tem aumento nos últimos anos, por isso, ele adotou alguns ingredientes mais funcionais em suas receitas, como: frutas, mel, gengibre ou açúcar orgânico.

Já para aliviar o calor da estação mais quente do ano, o barman explicou que, além de gelo, há grande procura por bebidas que levem algum elemento gaseificado, já que esse elemento mantém a refrescância e ajuda a deixar os drinques mais leves.

Um dos drinques mais pedidos, no La Varenne,  é o famoso Aperol Spritz, que comprova a teoria do bartender. “Famoso na Europa, ele tem conquistado bastante espaço por aqui, pois é leve, refrescante e com poucas calorias, além de ser lindo aos olhos. Mas, para quem quer outras opções na mesma linha, temos uma releitura de Gin Tônica com infusão artesanal, e o Mojito, ambos sem açúcar” complementam.

Para quem gosta de uma festinha em casa, o Jean Pouce, dono e barman do Guarita Bar, dá a receita de uma opção super fácil e gostosa e versátil:

Para dar sempre a opção de um drink diferente, mas mantendo quase todos os ingredientes iguais, Jean aconselha preparar um xarope de açúcar fervendo 500 ml de água, depois disso adicionar 1 kg de açúcar, mexer até virar uma calda. Pronto, após isso pode bater no liquidificador com o que desejar: gengibre, maracujá, morango ou até mesmo Hibiscus. Este xarope pode te dar infinitas opções, mas a que ele indica é:

50 ml de cachaça Branca

25 ml de calda de maracujá

20 ml de suco de limão Taiti

2 gotas de pimenta tabasco

Bater todos ingredientes na Coquetelaria e coar para um copo longo com gelo e, por fim, completar com tônica. Decorar com um talo de hortelã.