A beleza de cada idade

Dicas do especialista Carlos Jamayka

Com o passar do tempo, também mudam as necessidades e expectativas em relação ao visual. Para dar aquela força com o melhor look para cada fase, o especialista em realçar a beleza de cada idade,  maquiador e cabeleireiro Carlos Jamayka dá algumas preciosas orientações.

20 anos: cortes com franjas e cabelos longos são muito usados nessa idade?

CJ: Nessa fase de descobertas, tudo combina. É possível usar e abusar de cortes e cores, porém, é importante experimentar para descobrir sua própria identidade. Cabelos longos, cortes retos e franjas longas de lado são boas opções para essa idade. Dica para noite: enrolar babyliss e depois soltar para dar um ar moderno.

Maquiagens leves para somente realçar a beleza natural e jovem. Geralmente a pele não precisa de muitas correções, então, a dica é valorizar o olhar, abusando das sombras coloridas. Para uma ocasião mais formal, aplicar a máscara de cílios, o delineador, o blush e o batom, itens indispensáveis para um belo look.

30 anos: cabelos repicados e desfiados são boas opções para essa idade?

CJ: Vai depender muito do dia a dia da mulher: se ela tem filhos, por exemplo, não terá muito tempo para cuidar de um cabelo muito longo. Para uma profissional muito atarefada, não indico cabelo muito repicado, pois também não conseguirá dedicar seu tempo para arrumá-lo. Aconselho um corte médio, levemente repicado nas pontas. Vai à uma festa? O cabelo meio preso dará um ar de penteado moderno e atual.

Já a maquiagem deve ser sofisticada, mostrando a versatilidade dessa idade, sem ser muito carregada para não fica muito chamativo. Então, se der destaque para a boca, não abuse no olho e vice-versa.

40 anos: nessa idade é melhor optar por cortes curtos?

CJ: Os quarenta anos trazem segurança para a mulher. Elas, geralmente, são bem decididas, por isso, qualquer comprimento de cabelo fica bom. Repicados e desfiados são boas opções para essa idade. Para noite, usar cabelos soltos significa ter aparência mais jovial e, para festas, indico cabelo totalmente preso ou um penteado estruturado.

A maquiagem é indispensável, as cores sóbrias são as melhores opções. Outra dica para valorizar a pele é sempre usar corretivo.

50 anos: fios mais volumosos são indicados para rejuvenescer?

CJ: Nessa idade a mulher geralmente já está na menopausa e os cabelos ficam fracos, perdem força para crescer e o volume diminui. A dica é manter as madeixas mais curtas e os cortes podem ser repicados no alto da cabeça, para dar volume sem ser muito desfiado.

Na maquiagem, as cores alegres levantam a expressão dos olhos. Só tome cuidado com a mistura de tons para a make não ficar muito chamativa. O uso de cílios postiços pode ser boa opção.

60 anos: o corte curto é sempre a opção mais favorável para essa idade?

CJ: Sim, porque a coloração judia muito dos cabelos brancos, que já estão finos e ralos. Dica de penteado para uma ocasião especial: enrole bobs pequenos nas pontas do cabelo e depois desfie os fios da raiz para dar volume.

A maquiagem não pode ser pesada, porém precisa ser viva. Produtos minerais são ótimas opções, pois oferecem maior cobertura na hora de suavizar marcas de expressão. Olho esfumado sempre dá certo.

Lembrando que, independentemente das dicas para realçar a beleza de cada idade, cada mulher é única e ninguém melhor do que você para se olhar no espelho e descobrir o que cai bem.