Cinco refeições diárias

Conheça os alimentos indicados para cada uma

Cuidados com a alimentação são sempre lembrados para evitar alguns quilinhos a mais. Mas, o que muita gente ainda não sabe, é que é possível usar a alimentação em benefício da pele. O Além da Beleza consultou a nutricionista Lucia Endriukaite, e conta tudo o que ela ensinou sobre quais são as refeições do dia.

Segundo a nutricionista, ao tentar elaborar uma dieta adequada, muitas pessoas preocupam-se apenas com a quantidade de calorias – e isso não é bom. “Trocar uma fruta por um doce, significa deixar de consumir vitaminas, minerais, fibras e, ainda, substâncias protetoras”, alerta Lucia. Se você comete esse tipo de erro, é hora de ingerir os alimentos certos durante todas as refeições. Veja o cardápio especial que a nutricionista fez pensando na saúde da epiderme.

Primeira refeição do dia
Aveia: alimento rico em fibras que favorece a flora intestinal. Possui ainda silício, importante para evitar a celulite.
Mamão: rico em betacaroteno, com propriedade antioxidante.
Iogurte: fonte de cálcio batido com frutas vermelhas. Contém antioxidantes que favorecem a absorção de cálcio.
Granola: alimento que contém fibra e nutrientes como zinco, magnésio, vitaminas do Complexo B.
Pão integral: fonte de fibras, vitaminas do complexo B.

Quando bater a fome de manhã

Frutas: morangos, pois são fonte de vitamina C, nutriente importante para produção de ceramidas e colágeno. Ou mexericas, pois têm possui vitamina C (antioxidante) e boro, um mineral fixador de cálcio.
Castanha-do-pará: rico em selênio, que contém vitamina E.
Chá verde: antioxidante com ação fotoprotetora.

Chegou a hora do almoço
Vegetais verdes escuros: como rúcula, alface, espinafre. Eles são ricos em magnésio, ácido fólico, luteína (fotoprotetor). Esses alimentos ingeridos com cenoura, que é rico em betacaroteno, e temperados com azeite de oliva (repleto de vitamina E e ácidos graxos poli-insaturados, que são fontes de ômega-3), fazem a refeição ser muito proveitosa para a pele.
Arroz integral: esse alimento tem fibras, coenzima Q10 e, aliado ao feijão, acontece a combinação perfeita de aminoácidos.
Peixe assado: pode ser sardinha, salmão ou atum. Alimentos fontes de proteína, ricos em ômega 3 e zinco, que atuam na prevenção do envelhecimento cutâneo.

Para o lanche da tarde
Amendoim torrado: alimento que contém minerais antioxidantes que fornecem subsídios para produção de colágeno e ômega 3.
Chá-mate: tem atividade antioxidante, que previne o estresse oxidativo e envelhecimento. Além, disso, ainda possui efeito estimulante no sistema nervoso central e ação diurética.

Jantar
Refeição que pede equilíbrio.
Vegetais verdes escuros: preferencialmente no vapor com óleo de girassol.
Omelete: prepare com salsinha, cenoura ralada, sementes de linhaça e girassol e cebola picada.

Lembre-se de que o ovo é um alimento funcional e possui colina, carotenoides, vitamina D e proteína. Já a salsinha é rica em vitamina C, a cenoura em betacaroteno (fotoprotetor) e a semente de linhaça em ômega 3.

E aí? Gostou das nossas dicas sobre quais são as refeições do dia?