Como eliminar as olheiras

Especialista conta tudo sobre o tratamento com preenchimento facial

Para quem tem olheiras, a aparência de cansaço é constante.  Na tentativa de suavizar esse incomodo, os métodos adotados são muitos: tratamentos caseiros, cremes, maquiagens… e, apesar do esforço, em muitos casos, nem o corretivo mais poderoso consegue resolver. Para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto, o Além da Beleza entrevistou a Dra. Flávia Addor, dermatologista e especialista em tratamentos faciais.

Como as olheiras se formam? Com a idade, perdemos a espessura da pele e a gordura natural do local. Dessa forma, a região em torno dos olhos tende a ficar mais “encovada”, formando as famosas olheiras.

É mais comum em qual tipo de pele? Nas pessoas mais claras ficam mais visíveis.

O que é preciso fazer para prevenir as olheiras? Proteger a área dos olhos de atrito, hidratar, evitar exposição ao sol, alimentar-se corretamente e dormir bem, seriam as medidas mais efetivas. Mas, é preciso lembrar que, independentemente desses cuidados, o componente genético influencia bastante.

É possível tratar as olheiras com preenchedores faciais? Sim, a volumização com ácido hialurônico é um procedimento possível e um dos mais indicados. Deve ser feito por médico especialista habilitado e os resultados costumam ser muito satisfatórios.

Qual é o efeito provocado pelo preenchimento? A partir do nivelamento da derme, os vasos ficam menos visíveis e a concavidade (impressão de olhos mais “fundos”) melhora, rejuvenescendo a face.

Em quanto tempo é possível notar os efeitos e voltar para a rotina? O preenchimento tem efeito imediato e pode haver uma discreta acomodação do produto no local com o passar dos dias, melhorando a aparência gradativamente. Não é necessário repouso, o paciente pode seguir com a sua rotina normalmente.

Depois de fazer o preenchimento, quais cuidados o paciente deve ter para prolongar o efeito? Não há cuidado específico para prolongar o tratamento. Certamente, o resultado de qualquer procedimento será melhor evitando práticas nocivas à saúde, como álcool, cigarro e exposição ao sol sem proteção.

Existe uma época do ano ideal para esse tipo de tratamento? O preenchimento pode ser feito em qualquer período do ano, no entanto, o médico deve considerar que o paciente deve evitar a exposição solar direta nos primeiros dias após o tratamento.

Qualquer pessoa que queira suavizar as olheiras pode realizar o procedimento? Cada caso deve ser avaliado individualmente, de acordo com a necessidade, podem ser indicados outros tipos de tratamento como laser e peeling.

Curtiu? Siga os conselhos da Dra. Flávia e consulte um médico dermatologista de sua confiança para avaliação e orientação completa sobre o tratamento.

BR/O510/2016/Nov/2016