Como envelhecer com beleza

Dez dicas para que o tempo não seja um problema

A passagem do tempo quase sempre é vista pela mulher como um inimigo da sua beleza. Mas a idade também pode ser uma aliada: ela traz mais segurança, maturidade e sabedoria para lidar com os problemas da vida. Exemplos mundo afora não faltam para evidenciar que é possível, sim, envelhecer e continuar bonita. As atrizes americanas Julianne Moore e Meryl Streep e a brasileira Maitê Proença, todas com mais de 50 anos, são algumas delas.

Entretanto, a beleza numa idade mais madura depende de cuidados ao longo de cada fase. Por isso, a dermatologista Ligia Colucci preparou dez dicas para você sobre como envelhecer com beleza.

1. Use protetor solar
Não importa se o dia está nublado ou chuvoso: os raios UVA e UVB chegam à pele e podem causar uma série de doenças, flacidez, rugas e manchas. Vale ressaltar que o produto deve ser aplicado não apenas no rosto, mas também nos braços, pescoço, colo e qualquer parte do corpo que fique exposta ao sol. Ligia indica o uso de protetor solar com pelo menos FPS 30 todos os dias.

2. Beba muita água
Mantém a pele hidratada e auxilia no funcionamento do organismo, pois ajuda a eliminar toxinas. Dois litros são recomendados por dia, que é o suficiente para repor o que perdemos por meio da urina e da transpiração.

3. Mexa-se
A prática de exercícios físicos melhora a circulação e ainda ajuda a produzir colágeno, responsável por conferir firmeza à pele. Além disso, o hormônio que é liberado durante a prática, a endorfina, dá a sensação de prazer e melhora a qualidade do sono. É mais uma ferramenta importante e uma das importantes dicas de como envelhecer com beleza

4. Durma bem
Ajuda a manter a vitalidade da pele e repõe suas energias para mais um dia de correria. Também ajuda na melhor absorção de nutrientes e na desintoxicação do organismo.

5. Alimente-se corretamente
Balancear a alimentação, incluindo todos os nutrientes necessários, e inserir fibras, vegetais e legumes com mais frequência fazem com o que seu corpo tenha mais agentes antioxidantes. Na prática, eles equilibram os radicais livres e desaceleram o envelhecimento da pele e dos demais órgãos. Alguns tipos de peixe que contêm selênio também são aliados nesse objetivo.

6. Elimine os vícios
Cigarro e álcool são grandes inimigos da aparência e potencializam o aparecimento de rugas e marcas de expressão – isso sem citar outros malefícios relacionados a doenças.

7. Cuide do seu rosto
Limpeza diária e esfoliação periódica, de acordo com o seu tipo de pele e orientação médica, deixam a pele mais bonita e saudável, eliminam as células mortas e desobstruem os poros. Cremes apropriados para a idade e hidratantes também são boas pedidas.

8. Atenção aos olhos
É nessa região que costumam aparecer os primeiros sinais de envelhecimento, por ser a parte mais sensível no rosto – você já reparou que a área é mais fininha? Escolha produtos adequados para a região e, quando não é mais possível prevenir, recorra a procedimentos estéticos.

9. Escolha a maquiagem adequada
Escolha bem suas maquiagens para evitar alergias e outros problemas dermatológicos. Retirar o produto do rosto antes de dormir também é fundamental para uma boa aparência.

10. Evite o estresse
Além de afetar o psicológico, o nervoso e a preocupação causados pelo estresse podem gerar rugas na resta e nos olhos. O desequilíbrio que causa no organismo reflete ainda em mais problemas, podendo até causar acne, pois faz com que o corpo secrete mais óleo pelas glândulas sebáceas.