Como evitar rugas no rosto

Aprenda a fugir dos vilões que aceleram o envelhecimento da pele

Aquelas muitas horas passadas trabalhando, as noites mal dormidas, as refeições pouco saudáveis e outros vilões da vida moderna atrapalham o desejo feminino de ter uma pele sempre linda e jovem. Para ajudar, esses fatores em conjunto com os componentes genéticos, podem acelerar o aparecimento das indesejáveis rugas, mas nem tudo está perdido e há mais a ser feito do que apenas se conformar. Com as dicas da dermatologista Jucele Bettin, enumeramos cuidados para que os sinais de envelhecimento fiquem longe por um bom tempo. Saiba como evitar rugas no rosto:

Fuja do sol – Estar bronzeada pode ser lindo, mas o sol é o inimigo número 1 de quem deseja uma pele jovem. Os raios ultravioletas são capazes de alterar as fibras colágenas e elásticas da pele, o que causa o envelhecimento. Então, lembre-se de passar protetor solar, inclusive nos dias mais frios e cinzentos.

Abandone de vez o cigarro – Se não quiser uma pele seca e opaca, é hora de pensar em como evitar rugas no rosto e tentar se livrar do vício. O cigarro causa perda de colágeno, o responsável pela elasticidade, e, por isso, favorece o aparecimento da flacidez.

Tente não se estressar tanto – O estresse é capaz de diminuir as defesas naturais do corpo. Justamente por isso, a pele acaba mais exposta a patologias, como herpes e alergias. Uma boa forma de aliviar os sintomas do estresse pode ser a prática de exercício físico.

Beba muita água – Nas dicas de como evitar rugas no rosto, a hidratação é muito importante. Como incentivo para pegar mais um copinho de água, pense que beber, ao menos, dois litros diariamente significará uma pele mais firme e com mais vida.

Coma direito – É difícil resistir a tantas tentações gastronômicas por aí, mas não se alimentar corretamente faz com que o organismo deixe de receber as substâncias necessárias para neutralizar os radicais livres, uns dos responsáveis pelo envelhecimento. A dica é colocar alimentos antioxidantes na dieta diariamente. Algumas sugestões são: frutas cítricas, aveia, melão, abacaxi, mamão, pepino, salmão, sardinha e atum.

Durma – Não é à toa que falamos em sono da beleza. Quando dormimos, produzimos hormônios poderosos, como a melatonina, que age como uma espécie de calmante e auxilia na reparação da pele. Além disso, não descansar o suficiente pode causar a aparecimento de outro temido inimigo da beleza, as olheiras.