aparência de cansaço
Saúde & Bem-Estar

Como melhorar a aparência de cansaço causada pelas olheiras

Conheça as causas e os tratamentos disponíveis para melhorar a aparência do rosto

Realizar as tarefas domésticas, fazer reuniões por videochamada, passar tempo integral com as crianças e ainda ter tempo para cuidar da beleza. A vida da mulher brasileira ficou ainda mais agitada com a tentativa de conciliar os compromissos profissionais e pessoais durante a pandemia. Como consequência dessa agitação, temos a aparência cansada e o surgimento das temidas olheiras.

A maior queixa dos pacientes está relacionada ao cansaço e às noites mal dormidas. Esses fatores prejudicam a cosmética facial e abalam muito a autoestima e a qualidade de vida da pessoa”, conta o dermatologista Érico Pampado Di Santis.

A dermatologista Fabiana Wanick adiciona a esses fatores (cansaço e noites mal dormidas) a pigmentação pós-inflamatória, que pode surgir após qualquer tipo de irritação ou inflamação da pele na região, o aumento da vascularização, seja em número, ou em tamanho dos vasos, a flacidez cutânea por conta do envelhecimento (frouxidão e excesso de pele) e o sombreamento da cavidade ocular, quando é muito profunda.

Quais são os tratamentos indicados para melhorar a aparência de cansaço?

Os preenchimentos cutâneos produzidos com ácido hialurônico podem ser usados para melhorar a aparência de cansaço e os melhores resultados são percebidos nas pacientes cujas olheiras são provocadas por sombra ou afundamento na região das bochechas. Nesse caso, o preenchimento na derme permite a correção imediata da área aparentemente escurecida”, diz Fabiana. Além disso, como o preenchimento é injetado na derme, ou seja, entre os vasos e a superfície da pele, também pode-se usar essa técnica quando o problema é causado pelo aumento da vascularização. O procedimento na região deprimida da olheira é realizado no consultório e tem um efeito imediato.

Ainda está com dúvida se é o momento de investir no tratamento? Saiba que a queixa mais comum entre as mulheres, que as levam ao dermatologista em busca de tratamentos, é justamente melhorar a aparência de cansaço e o aparecimento das olheiras, que não conseguem ser corrigidas com o uso de  maquiagem. As opções de tratamento disponíveis para cada caso podem ser analisadas e sugeridas durante uma consulta com o dermatologista. O resultado será a transformação de um rosto com aparência cansada e envelhecida em uma face mais leve, natural e bonita”, finaliza a dermatologista.

Quer saber mais sobre como tratar as olheiras e evitar a aparência de cansada? Acesse o conteúdo Como eliminar as olheiras”.

Dr. Érico Pampado Di Santis
CRM: 96546 – SP

Dra. Fabiana Wanick
CRM 653810-RJ

Mais Saúde & Bem-Estar

Leia também