Como podemos filtrar as boas informações no mundo digital?

É possível sim encontrar fontes confiáveis

Como já falamos muitas vezes aqui no Além da Beleza, conhecimento é poder e é muito importante saber filtrar as boas informações no mundo digital. Hoje, mesmo na era da fake News, é possível encontrar fontes confiáveis na internet.

A dermatologista Taiz Campbell afirma que a propagação da informação sobre os procedimentos estéticos é algo positivo, porém, desde que as pessoas saibam de onde vêm as informações e que elas sejam confiáveis. E, sempre que possível, tirar suas dúvidas diretamente com médicos especializados. Afinal, é o profissional que deve informá-lo e recomendar o tratamento adequado, de acordo com as necessidades de cada paciente.

Com base na pesquisa Allergan 360º Aesthetics Report, 32% dos mais de 14.000 entrevistados afirmaram usar as mídias sociais para buscar informações sobre procedimentos minimamente invasivos, 30% acreditam nas informações fornecidas por influenciadoras e 19% buscam novidades em blogs.

As blogueiras e influenciadoras possuem um grande alcance de pessoas, que em muitas vezes, são leigas no assuntos. Por isso também devem ter responsabilidade sobre os conteúdos que divulgam e sempre orientar a buscar por um especialista. “Hoje em dia os pacientes chegam, em maioria, bem informados e sabendo o que querem. É comum chegarem pedindo o procedimento de preenchimento labial porque viram em tal pessoa e querem igual. As blogueiras precisam deixar claro que nem sempre um tratamento realizado por elas, é recomendado para as suas seguidoras”, afirma a profissional.

Segundo a profissional, nem sempre o que o paciente quer, é o que ele precisa. Então o papel do médico é também explicar que é preciso respeitar uma proporção para obter um resultado natural. “Nós precisamos explicar tecnicamente mostrando proporções e sempre compreender e respeitar a característica de cada paciente”, declara a Dra. Taiz.

As recomendações da especialista para quem busca informações de saúde e estética é: artigos de profissionais de medicina e portais oficiais de órgãos de saúde, como a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Aqui, no Além da Beleza, você também encontra muita informação com qualidade sobre saúde, bem-estar e beleza!

Dra. Taiz Campbell
CRM 136.526-SP

 

BZ-VOL-1950108–nov/2019