Beleza

Como usar maquiagem para proteger a pele

Normalmente vista como vilã, ela pode ser uma aliada quando utilizada corretamente. Confira dicas de como usar a maquiagem para proteger a pele

A prática é quase unanimidade, a maioria das mulheres adora maquiagem. Pode ser para disfarçar as imperfeições ou para se sentir mais bonita e poderosa. Mas sempre ouvimos dizer que o uso diário colabora para o envelhecimento precoce da pele. Para nossa sorte, isso não passa de um mito.

Se os produtos usados forem de boa qualidade e aplicados da maneira correta, o que ocorre é justamente o inverso, saiba como usar a maquiagem para proteger a pele da ação do sol, por exemplo.

Atualmente, o mercado dispõe de produtos que atuam como filtros solares físicos, auxiliando na prevenção de manchas e do envelhecimento precoce da pele. Dois exemplos são o pó facial e a base. “Eles agem como uma espécie de barreira física contra a radiação solar e a luz visível (lâmpadas). Muito produto também tem filtro solar associados à sua fórmula, o que auxilia ainda mais”, revela a dermatologista Dra. Mariana Soiresmann.

O mito de que a maquiagem faz mal vem do fato de que muitas pessoas não a removem antes de dormir. Isso realmente é prejudicial para a pele, pois os produtos podem se degradar e contribuir para o aumento dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento.

Além disso, ir para a cama sem retirar a maquiagem faz com que os poros fiquem tampados, impedindo que a pele respire corretamente e, consequentemente, perdem a viscosidade.

Maneira correta
Já que seja uma aliada da mulher no dia a dia, é preciso saber como usar a maquiagem para proteger a pele. “O correto é aplicar, em primeiro lugar, o creme de tratamento, produtos que contêm ativos hidratantes e antioxidantes. Em seguida, o filtro solar, a base e, por último, o pó facial”, orienta a dermatologista.

Pessoas de pele oleosa devem evitar o uso excessivo de base facial densa, uma vez que pode obstruir os poros, aumentando a oleosidade. Dê preferência para bases mais líquidas e para o pó facial. A máscara de cílios não deve ser à prova d’água, para evitar trauma dos cílios na remoção do produto.

Preste atenção também na validade das maquiagens. Como essa informação fica na embalagem externa e, muitas vezes, ela é descartada, anote no próprio produto. Cosméticos usados após o vencimento irritam a pele e podem causar fortes alergias.

Consultoria
Dermatologista Dra. Mariana Soiresmann

Mais Beleza

Leia também