Como usar óleos durante o banho

Conheça ótimos aliados para hidratar a pele

A estação mais fria do ano está chegando ao fim e, com ela, precisam ir embora também os danos deixados pelo tempo frio e seco. Os óleos corporais são importantes aliados nessa difícil tarefa, uma vez que hidratam profundamente a pele e evitam que a camada de proteção natural da cútis se deteriore.

“No inverno, os banhos são mais quentes, o que causa o ressecamento da pele. Os óleos criam uma película protetora e evitam a desidratação e, por isso, é importante saber como usar óleos durante o banho. Porém, eles não substituem os hidratantes, que repõem a água. São produtos essenciais, com funções distintas”, explica a dermatologista Thais Lessa.

Existem os óleos bifásicos e os trifásicos. Os primeiros são oleosos e aquosos, por isso, hidratam e previnem o ressecamento da pele. Os trifásicos atuam com essas duas fases e adicionam os óleos vegetais, que proporcionam uma hidratação ainda mais profunda à cútis.

“Minhas orientações sobre como usar óleos durante o banho são que a aplicação do produto seja feita antes de entrar na água e que se evite o rosto e as áreas mais oleosas, como o tórax. A ducha posterior é necessária para tirar o excesso. Caso contrário, a película protetora vai tapar os poros e aumentar excessivamente a oleosidade”, alerta Thais.

Na hora de escolher o óleo, saiba que cada um tem as suas particularidades. O de amêndoas tem zinco, que acalma a pele e ajuda no rejuvenescimento e renovação das células. O de rosa mosqueta tem linoleico, cujas características proporcionam frescor à pele e regeneração. Já o óleo à base de uva é rico em antioxidante, como vitaminas C, D e E e betacaroteno, que hidrata e ajuda na elasticidade da pele.

Com relação aos tipos de pele, a ressecada é a mais favorecida com o uso dos óleos. “Pessoas com a cútis oleosa, devem usar os produtos de uma a duas vezes por semana. Quem tem uma pele ressecada ou mista, pode passar óleos a cada dois dias, e as extremamente ressecadas devem receber o tratamento diariamente”, finaliza a dermatologista.

Consultoria
Dermatologista Thais Lessa