Conheça os benefícios do leite

O alimento também é importante para os adultos

Não costuma faltar leite na mesa dos brasileiros e o produto tem adeptos de todas as idades, mas nem todos os benefícios são muito conhecidos. Nem todo mundo sabe que é uma ótima fonte de vitaminas e minerais e fornece energia e proteínas que contribuem para a manutenção dos tecidos do corpo humano.

De acordo com a nutricionista Ana Paula Fidélis, o alimento atua no crescimento e desenvolvimento das crianças. “Isso porque ele é rico em cálcio, minerais e gorduras benéficas”, explica.

Já, a nutricionista Thais Fontanezi Ferreira ressalta outros benefícios do leite como a importância desse alimento no controle da pressão arterial. Ela diz que, segundo o FDA (Food and Drug Administration – órgão governamental dos Estados Unidos que faz o controle dos alimentos e medicamentos) o produto ajuda nesse problema. “Isso porque uma dieta composta por um princípio nutritivo que contém potássio e baixa quantidade de sódio pode reduzir risco de pressão alta”.

Existem controvérsias a respeito do consumo para adultos. Alguns especialistas reforçam que o produto é responsável por inchaços abdominais, diarreia e problemas intestinais. Inclusive, o leite desnatado é o mais recomendado para consumo adulto, pois contém menos gorduras saturadas.

Apesar de todos os benefícios do leite, existem pessoas que não podem consumi-lo porque são intolerantes à lactose ou têm hipersensibilidade à proteína. “Por isso, ao digerir o alimento, elas formam substâncias inflamatórias no corpo que estão relacionadas a doenças como o câncer, ganho de peso e alterações estéticas como acne e celulite”, comenta Ana Paula.

A nutricionista ressalta que nesses casos é preciso consultar um médico para saber se o produto pode ser consumido. Segundo ela, existem diversos estudos que relacionam o consumo da bebida e derivados com a asma, a bronquite e a outras doenças respiratórias.

Dicas para consumo

Iogurte com granola, batido com frutas, em forma de mingau, queijo cottage com salada, arroz doce (com leite magro), doce de leite diet e molho de salada a base de iogurte, são algumas das formas de consumir o produto.  Os derivados podem ser colocados em sanduíches e massas. E lembre-se de que o queijo branco é mais saudável do que o prato, pois tem menos gordura saturada.