COOLSCULPTING®: expectativa do tratamento x realidade

Como a conversa do médico com o paciente pode ser mais produtiva

A procura por procedimentos estéticos tem sido cada vez maior, dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) indicam que o Brasil é o segundo país em cirurgias e tratamentos com esse fim. Se “todo mundo” está fazendo, será que “todo mundo” está contente com os resultados? Nem sempre. E esse é um dos principais motivos que têm levado dermatologistas e cirurgiões plásticos a conduzirem o momento da consulta de uma forma diferente.

Muito se comenta sobre resultados não satisfatórios em procedimentos faciais. Mas não tem sido diferente quando o assunto é modificar o contorno corporal.  “Na avaliação estética durante a consulta, o médico especialista precisa entender e, acima de tudo, orientar o paciente quanto as suas expectativas. Quando falamos em reduzir ou eliminar a gordura localizada, temos alguns recursos disponíveis, tanto invasivos quanto não invasivos. Ambos, pedem um estilo de vida mais saudável, com especial atenção à reeducação alimentar e à atividade física”, explica o cirurgião plástico Sandro Beira.

Um dos procedimentos realizados pelo Dr. Sandro Beira para eliminação da gordura localizada é o CoolSculpting®, que trata o acúmulo de gordura por meio do resfriamento controlado da área, eliminando a adiposidade resistente às mudanças alimentares e exercícios físicos. Totalmente não invasivo, o método tem sido muito procurado por pacientes com dificuldade de eliminar aquelas gordurinhas mais resistentes.

De acordo com o cirurgião plástico, é muito importante que a indicação do  CoolSculpting® como procedimento seja feita por um especialista durante a consulta. O médico habilitado poderá orientar sobre a quantidade, locais de aplicação e os resultados esperados. É importante que fique claro ao paciente se é possível atender as suas expectativas de resultados. “Acredito que o especialista deve conduzir a conversa estimulando o paciente a perguntar e, acima de tudo, esclarecer suas dúvidas, aproveitando a oportunidade para corrigir possíveis erros de interpretação. Hoje, é enorme a quantidade de informação disponível, mas somente com uma avaliação clínica o profissional poderá passar o verdadeiro conhecimento. O CoolSculpting® é um procedimento seguro, mas deve ser muito bem acompanhado na sua indicação, execução e no pós-tratamento”, orienta.

Após a avaliação médica, apresentadas as opções e a decisão do paciente em realizar o  CoolSculpting®, o que ele pode esperar?

    • Redução de até 27% da quantidade de gordura no local tratado com apenas uma sessão. Lembrando que isso acontece nas semanas seguintes ao procedimento, chegando ao resultado final até três meses após o tratamento;
    • A vantagem de poder tratar diversas regiões do corpo como o abdômen, flancos, costas, coxas, braços, região peitoral masculina, culote, papada, região axilar e bananinha;
    • Sessões com duração média de 35 a 60 minutos por local escolhido;
    • Aplicação por meio de uma ponteira acoplada na superfície da pele, sem agressão da pele e dos músculos do corpo;
    • Rápido tempo de recuperação, o paciente faz a sessão e pode retomar a rotina assim que concluir o procedimento.

Dr. Sandro Beira
CRM-PR: 12951

Quer saber mais sobre o procedimento? Clique aqui e encontre um médico

 

1 – Sasaki GH, et al. Aesthetic Surgery Journal 2014; 34: 420 – 431