Cosméticos orgânicos
Saiba mais sobre os produtos livres de química
Muito se fala em questões ambientais e, em quase todos os setores, marcas se engajam em causas e lançam produtos com essa responsabilidade social. Seguindo essa tendência, no mercado de beleza, os cosméticos ecologicamente corretos, ganham cada vez mais espaço e adeptos.
Segundo a dermatologista Sheila Espicalsky, a procura pelo consumo de orgânicos tem aumentado, principalmente por pacientes que costumam adotar um estilo de vida mais saudável e sustentável. Outro fato curioso é que, de uns tempos para cá, celebridades adeptas aos orgânicos têm contribuído para impulsionar esse tipo de consumo.
Entre as vantagens dos produtos que não possuem aditivos químicos em suas formulações está o baixíssimo risco de reação alérgica. Já sobre o uso de cosméticos orgânicos como máscara faciais, em conjunto aos principais tratamentos minimamente invasivos, como preenchimento de ácido hialurônico e toxina botulínica A, a Dra. Sheila esclarece que: “Não existem restrições, sejam os produtos orgânicos ou não. Sugiro apenas respeitar o mínimo de 12h após a aplicação, exceto os filtros solares”.
Para quem procura por esses cosméticos, a dica é tirar o foco das farmácias e lojas tradicionais e partir para estabelecimentos de produtos naturais, lojas on-line especializadas e feirinhas de orgânicos, onde geralmente são encontrados.
E já que o tema orgânico ainda confunde um pouco com produtos de outras características, aqui vai uma ajudinha:
Orgânico: tem no mínimo 95% de matérias-primas orgânicas em relação ao total de naturais utilizadas na sua composição.
Vegano: não possui nenhum ativo de origem animal e, no seu processo, também não foi testado em animais.
Natural: tem 95% de matéria-prima natural em sua composição
A dermatologista reforça a importância da sustentabilidade, até quando o assunto é beleza: “Sempre que pudermos optar por uma forma de poluir e degradar menos nosso meio ambiente, estaremos preservando a nós mesmos”.
BR/0560/2017/Out/2017