Cuidados diários com a pele

Saiba quais são as dez atitudes essenciais

Todos nós conhecemos alguém que, mesmo tendo mais idade, exibe uma cútis vibrante e bonita. Essa pessoa, sem dúvida, teve cuidados diários com a pele desde cedo. De nada adianta usarmos um sabonete especial se, por exemplo, ao dormirmos, não retiramos a maquiagem com um bom demaquilante. Também não é suficiente utilizarmos hidratante noturno se, ao sairmos durante o dia, não usamos protetor solar. Essas são algumas das atitudes erradas, porém, comuns no cotidiano do público feminino. Para evitarmos esses e outros deslizes que cometemos, a dermatologista Silvia Zimbres listou dez cuidados fundamentais para a saúde da cútis.

Anote aí:

1. Alimente-se bem

A ingestão de fibras, vitaminas e minerais ajuda a ter um bom metabolismo e funcionamento do intestino. Não existe pele boa quando o hábito não é regular. Pessoas com prisão de ventre apresentam muita tendência para acne, por exemplo.

2. Beba água

Além de contribuir para o bom metabolismo e eliminação de toxinas, a ingestão de água é fundamental para a hidratação da pele. Lembre-se que ela não vem só de cremes.

3. Durma o suficiente

Durante o sono, nosso corpo se recupera de muitas agressões externas e libera hormônios fundamentais para a regeneração das células. Pouca quantidade e má qualidade do sono significam pele sem viço.

4. Faça atividade física

A atividade física diminui o cortisol e, portanto, reduz o estresse. Os exercícios físicos também proporcionam melhor circulação e liberam hormônios do bem-estar, como a endorfina e a serotonina – substâncias que ajudam a manter a saúde da pele.

5. Não fume

Até quem fuma pouco, a partir de um maço por semana, já apresenta elastose na pele, ou seja, destruição de fibras de colágeno e elásticas e, por isso, a cútis apresenta envelhecimento mais rápido.

6. Limpe muito bem a pele ao acordar e no final do dia

À noite, é o momento em que as glândulas sebáceas trabalham mais e quando ocorre a renovação celular mais intensa. Por isso, a pele deve estar limpa para passar por essa renovação. É preciso remover impurezas e resíduos que podem obstruir os poros e provocar cravos e acne. A cútis limpa também contribui para a melhor absorção dos produtos que serão aplicados na sequência.

7. Tonifique a pele

Os cuidados diários com a pele incluem o uso de tônico ou água termal para normalizar o pH. Também ajuda a remover possíveis resíduos de gel de limpeza ou maquiagem e preparar a cútis para a hidratação.

8. Hidrate sua pele

Repor a umidade proporciona a retenção de água na pele, protegendo-a contra agentes externos, retardando sinais de envelhecimento e fornecendo nutrientes para que fique mais macia e flexível. É importante ressaltar que até peles mistas e oleosas precisam de hidratação.

9. Use filtro solar diariamente

Cerca de 70% do sol que tomamos ao longo da vida corresponde às radiações solares do dia a dia e não apenas quando vamos à praia ou à piscina. Além disso, a luz de casa, do escritório e, até mesmo, do computador têm um papel de até 30% no escurecimento e aparecimento de manchas na pele. Por isso, o uso diário do filtro solar é fundamental, faça chuva ou faça sol.

10. A partir dos 25 anos comece a prevenir e tratar o fotoenvelhecimento

O objetivo, a médio e longo prazo, é corrigir a superfície da pele, atenuar manchas e aumentar a elasticidade. Os principais agentes são os ácidos retinoico e alfa-hidroxiácidos, que aumentam a renovação celular da epiderme, reestruturam e estimulam o colágeno da derme. Por isso, use produtos que contenham esses itens. Não se esqueça, também, de passar os cosméticos no pescoço, no colo e nas mãos. Não dispense a orientação de um dermatologista, pois esse profissional vai ajudá-la a definir os cuidados diários com a pele e orientar na escolha do produto mais adequado.

Créditos
Dermatologista Silvia Zimbres