Detox pós carnaval

Dicas para fazer aquela “faxina” no organismo

Bastam alguns dias longe da rotina de dieta balanceada e atividades físicas para o corpo sinalizar falta de energia e, por vezes, inchaço. Isso acontece porque as toxinas adquiridas nessa fase, possuem afinidade pelo tecido gorduroso e quando alojadas nesse local, fazem com que ele inflame, causando a sensação de aumento de peso.

Sendo assim, depois da maratona de carnaval, chegou a hora do detox. Para quem deseja reequilibrar o organismo e repor os nutrientes perdidos nos dias de folia, pegar leve em alguns alimentos é o primeiro passo. Entre os “vilões”, estão: produtos industrializados, açúcar, álcool, carne vermelha, glúten e lactose.

E se já bateu aquele desânimo, calma que a lista de alimentos amigos da desintoxicação também é grande. Como moderação, frutas, verduras, legumes, castanhas e grãos integrais podem ser consumidos sem peso na consciência. Beber bastante água também é fundamental.

Sobre o tempo indicado para a dieta, a nutricionista Larissa Couto dá a dica. “Geralmente, de 7 a 10 dias, depende de cada metabolismo. Após esse período, deve-se continuar com uma alimentação balanceada e saudável.”

 A profissional também orienta sobre a funcionalidade dos sucos verdes. “A clorofila presente nas folhas tem ação antioxidante e estabiliza a presença de radicais livres. Se absorvidos em jejum, a absorção dos nutrientes se torna mais fácil”, relata.

Entre outros benefícios do detox, podemos citar o reequilibro de vitaminas, o que também reflete na pele, unhas e cabelos mais bonitos.

Para terminar, aquela dica esperta de sempre, só um especialista poderá indicar as necessidades nutricionais de cada pessoa. Caso contrário, você poderá comprometer a sua saúde.