Saúde & Bem-Estar

Devo ter medo dos tratamentos estéticos?

Cirurgião plástico esclarece os temas que mais geram insegurança

Houve um tempo em que os tratamentos de rejuvenescimento eram alvo de preconceito e resistência de pacientes que temiam intervir em uma área tão delicada quanto a face. Hoje, com o avanço da estética médica facial, alguns procedimentos podem ser feitos de forma tranquila e os resultados são cada vez mais naturais.

Como é certo que muitas vezes o medo está associado à falta de informação, o Além da Beleza convidou o cirurgião plástico Alexander Nassif para esclarecer os pontos que mais geram insegurança em torno dos procedimentos faciais minimamente invasivos.

O QUE É O ÁCIDO HIALURÔNICO E O TRATAMENTO PARA EXPRESSÕES FACIAIS 

Como é feito o tratamento para expressões faciais  

O tratamento para expressões faciais trata o músculo ou reduz a força do mesmo, sendo assim, ao relaxar a contração muscular, suavizamos os vincos já existentes. O tratamento continuado pode prevenir o surgimento das rugas e ainda reverter as antigas. 

Como o ácido hialurônico age na pele do rosto? 

O ácido hialurônico é uma substância naturalmente presente no organismo humano. Trata-se de uma molécula de açúcar que atrai e retém a água ao seu redor, dando mais viço, firmeza e textura homogênea à pele. Com o passar do tempo, sua concentração diminui, o que promove o surgimento de rugas e ressecamento. 

O ácido hialurônico pode ser usado para dar estrutura e harmonia na face, já que repõe a estrutura nas áreas em que a gente perde volume com o passar dos anos, destacando, por exemplo, a maçã do rosto, que fica mais bonita quando tratada adequadamente, ou suavizando o bigode chinês, que pode ficar mais sutil, e assim sucessivamente.

OS TRATAMENTOS COM ÁCIDO HIALURÔNICO E PARA EXPRESSÕES FACIAIS SÃO DOLORIDOS? 

Alguns dos preenchedores de ácido hialurônico disponíveis no mercado já vêm com anestésico em sua formulação, sendo assim, trazem mais conforto ao paciente. Já o tratamento para expressões faciais não vem com anestésico, porém, como o volume a ser utilizado na face é pequeno, são adotadas medidas como uso de gelo ou massagens na face para tirar a tensão do ponto de dor. Em geral, os pacientes não acham os tratamentos doloridos.

O QUE ESPERAR DOS TRATAMENTOS FACIAIS?

Os resultados podem variar de acordo com a técnica de aplicação, produto utilizado e área tratada. Por isso e para evitar insucessos dos tratamentos, como face paralisada, sem expressão e com lábio chamativo, entre outros casos, gostaria de destacar que a escolha do profissional para a realização dos procedimentos é fundamental, assim como verificar se o produto a ser aplicado é de qualidade.

Hoje, homens e mulheres querem apresentar uma aparência natural e saudável. Suavizar as marcas de expressão é mais importante do que eliminar por completo essas marcas. Os preenchedores faciais de ácido hialurônico permitem resultados mais naturais, principalmente ao usar a técnica MD Codes®. O método mapeia os pontos do rosto para identificar exatamente onde devem ser feitos procedimentos estruturais a fim de harmonizar a face como um todo e não apenas tratar rugas e outras marcas de expressão. A partir dessa análise, o médico especialista faz aplicações para suavizar os efeitos da idade.

REAÇÕES ADVERSAS

Em alguns casos, podem acontecer pequenos edemas (inchaços) e/ou hematomas (manchinhas roxas), que geralmente podem não ser significativos ou habituais, podendo inclusive variar de pessoa para pessoa, além de serem efeitos transitórios.

PROCESSO DE RECUPERAÇÃO

Não é preciso interromper a rotina diária, com exceção da prática esportiva apenas no dia do tratamento. O paciente consegue voltar para quase todas as suas atividades no mesmo dia.

Quer saber mais? Veja outras dicas para realizar o Preenchimento facial sem medo.

Dr. Alexander Nassif
CRM-MG 39.633

Mais Saúde & Bem-Estar

Leia também