Evite as rugas… dormindo mais!

Descubra como uma boa noite de sono pode fazer a diferença no espelho

A famosa expressão “sono da beleza” tem razão de ser. Enquanto dormimos, nosso corpo não para de trabalhar e libera substâncias fundamentais para a pele. “Além disso, uma boa noite de sono ajuda a evitar o inchaço e as olheiras”, explica a dermatologista Rogéria Larsen, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, de São Paulo.

Hora sagrada
É durante o sono, por exemplo, que o corpo libera o hormônio do crescimento (GH). Sua principal função nos adultos é estimular a renovação e a multiplicação celular – incluindo as que produzem colágeno, essencial para a firmeza e sustentação da pele. “O relaxamento muscular também é importante para evitar a formação de rugas e linhas de expressão”, explica Rogéria Larsen.

“Quando durmo bem sinto muita diferença na pele, principalmente nos lábios. Eles não ficam tão ressecados”, conta a produtora gráfica Liliam Carvalho, 27 anos. Com um ritual de beleza noturno que inclui esfoliação da pele do rosto e aplicação de hidratante, ela conta que costuma ouvir uma playlist de músicas calmas para relaxar e conseguir adormecer logo.

Para dormir bem
A necessidade de dormir é bastante individual mas, em média, as pessoas precisam de seis a oito horas de sono por dia para despertarem revigoradas. De acordo com a Escola de Medicina da Universidade de Harvard, nos EUA, algumas dicas fáceis ajudam a melhorar a qualidade do sono:

– Deitar-se sempre no mesmo horário e, se estiver com insônia, não vá para a cama.
– Praticar medicação e exercícios de respiração, que ajudam a relaxar a musculatura do corpo.
– Não consumir bebidas estimulantes e com cafeína, como chá, café e refrigerantes de cola antes de deitar.
– Evitar exercícios físicos até duas horas antes de ir dormir. Por acelerar o metabolismo, a atividade física pode causar insônia. O ideal é se mexer justamente pela manhã para “acordar” o organismo.