Fortaleça suas unhas

Elas são fundamentais para proteger os tecidos dos dedos

As  unhas podem nos apontar o estado de saúde de uma pessoa e servir como indicativo de certos tipos de enfermidades cardíacas, pulmonares, renais ou hepáticas. Em algumas ocasiões, elas são afetadas por enfermidades bacterianas e fungos (Dermatófitos).

Para um bom cuidado das unhas, recomenda-se não as roer e não utilizar produtos químicos agressivos, como dissolventes, esmaltes, removedores de esmaltes abrasivos e fortalecedores, excessivamente carregados de formol.

Uma alimentação adequada e a ingestão de vitaminas e minerais ajuda a prevenir enfermidades das unhas, evitando que se tornem fracas. Uma das queixas mais frequentes é justamente a Onicosquicia ou unhas quebradiças, causada pelo traumatismo repetitivo e pela consequente desidratação. O tratamento consiste em eliminar as causas e aplicar vaselina líquida nas unhas após o contato com a água.

Sempre que tivermos um problema nas unhas, devemos consultar um dermatologista, que é o profissional habilitado para identificar o problema e recomendar um tratamento adequado.