Ícones de beleza e seus segredos

Os tratamentos de beleza de mulheres que marcaram época

Elas eram lindas, poderosas e se tornaram referência em beleza em todo o mundo. Quando falamos em nomes como Cleópatra, Marilyn Monroe e Audrey Hepburn, fica difícil não lembrar do glamour que suas belezas icônicas remetem. Mas, afinal, havia algum segredo para serem assim? Segundo a história que deixaram, algumas delas eram extremamente vaidosas e até pioneiras! Que tal saber um pouco mais sobre como elas se cuidavam?

Cleópatra (69 a.C. – 30 a.C.)
Extremamente vaidosa, Cleópatra seguia diversos rituais de beleza. Um dos mais famosos é o banho de leite de cabra, mel e óleo de amêndoas, para amaciar e rejuvenescer a pele. Diz a história que a rainha chegava ao ponto de levar sempre um rebanho de cabras em suas viagens para garantir que não faltasse o principal ingrediente do seu banho. Ela também foi a precursora do batom vermelho, usando uma mistura de argila, henna, iodo e algas marinhas para chegar ao tom perfeito.

Maria Antonieta (1755 – 1793)
Além de usar maquiagem e penteados exuberantes, a rainha francesa lavava a pele do rosto diariamente com uma colônia especial feita com lírios, cânfora, vinho branco, melão, pepino e… pombos cozidos! Ela também se banhava com frequência, colocando ervas e flores na água, e costumava esfoliar a pele para amaciá-la.

Marilyn Monroe (1926-1962)
Sex symbol desde a década de 1960, a atriz era, na realidade, ruiva e cacheada! Seu visual platinado era alcançado por meio de uma mistura secreta de água oxigenada lixívia (produto alcalino) prateada com oxidante 20 volumes, seguido por uma lavagem com pigmentos acinzentados. Já os cachos eram controlados com alisamento. Pensa que acabou? Com hábitos alimentares excêntricos, Marilyn costumava tomar de café da manhã um copo de leite morno com dois ovos crus batidos nele.

Audrey Hepburn (1929 – 1993)
Os traços delicados da atriz de Bonequinha de Luxo e Sabrina a fizeram ser desejada pelos homens e invejada pelas mulheres. De hábitos simples, Hepburn costumava usar vapor de água para limpar os poros do rosto, estimular a circulação sanguínea e eliminar toxinas. Quando se maquiava, costumava usar tons neutros, e moldava sua sobrancelha para acentuar seu olhar.

Grace Kelly (1929 – 1982)
A ex-atriz e rainha de Mônaco não abria mão de fazer a própria maquiagem e o próprio penteado. Adepta do blush para contornar o rosto, ela o usava com moderação para destacar a face de traços delicados. Kelly também tinha um vício: usava hidratantes nas mãos o tempo todo.

Jackeline Kennedy Onassis (1929 – 1994)
A ex-primeira dama norte-americana costumava dormir com um lenço de seda ao redor do cabelo para evitar o frizz causado pelo atrito entre os fios e a fronha de algodão. Ela também usava algumas gotinhas de óleo de lavanda para hidratar as pontas.