A importância de manter as atividades físicas no momento

Os exercícios físicos são ótimos aliados para a saúde física e mental

Nos últimos meses, todos nós precisamos nos adaptar a uma nova rotina e encontrar formas de continuar seguindo a vida, porém, em casa. A regra também vale para os exercícios físicos que, inclusive, foram indicados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e por profissionais da área como uma forma de fortalecer a imunidade.

De acordo com o preparador físico Willian Costa, é muito importante manter as atividades físicas nesse momento porque, além de trazer benefícios para o bem-estar, também contribui para a saúde mental. “Os exercícios liberam hormônios, como a endorfina, que ajudam bastante na ansiedade. Já que estamos passando por um momento onde a maioria das pessoas está ansiosa, se exercitar irá ajudar a controlar essa questão e, inclusive, a regular o sono”, afirma o profissional.

Os exercícios indicados para fazer em casa são aqueles que trabalham o fortalecimento corporal, realizado com o peso do próprio corpo e também o alongamento. Em sua página do Instagram, o personal disponibiliza alguns treinos gratuitos, seguem alguns exemplos:

Muitos, apesar de estarem em casa, estão se adaptando ainda ao modelo de home office e, em muitos casos, não possuem a estrutura necessária e acabam trabalhando de mau jeito, resultando em dores corporais. Nesse caso, o profissional indica: “Primeiramente, ajustar a cadeira e o computador para uma posição confortável. Mas, fortalecimento corporal e alongamentos dos músculos ajuda bastante. Então, quando se sentir cansado, levante e se alongue. Dessa forma, também conseguirá passar mais tempo sentado”.

Em relação a horários, o profissional afirma que não tem uma hora correta do dia, mas sim, aquela em que seu corpo e a sua rotina se adaptam. Agora, sobre o tempo da atividade física, o profissional recomenda de 30 a 40 minutos para dar uma boa trabalhada no corpo.

Uma última recomendação: tenha equilíbrio! Treinar demais pode apresentar um efeito reverso e baixar a imunidade, principalmente se a alimentação não estiver balanceada.

Portanto, se alimente bem, inclua os exercícios na sua rotina e fique em casa!

BZ-CSC-2050015-Mai/20