Mitos e verdades sobre os procedimentos estéticos

Saiba o que é realmente verdade sobre os procedimentos estéticos

Com tanta informação sobre os procedimentos estéticos, principalmente os minimamente invasivos, fica difícil saber no que realmente podemos acreditar. Dessa forma, o Além da Beleza conversou com o médico estético, Matheus Arantes, que esclareceu quais são os mitos e verdades sobre esses procedimentos.

  1. Os efeitos dos procedimentos minimamente invasivos são imediatos

Verdade. Já na primeira sessão é possível notar os resultados. O que acontece é que, com o passar dos dias, o produto vai se integrando e se encaixando nos tecidos e então conseguimos notar o efeito final.

  1. Toxina botulínica A e preenchimento são a mesma coisa

Mito. A Toxina Botulínica A atua direto no músculo, relaxando a musculatura e suavizando as rugas. Os preenchedores são à base de ácido hialurônico e são utilizados para preencher, volumizar, harmonizar o contorno facial e hidratar a pele.

  1. Ácido hialurônico tópico apresenta os mesmos efeitos dos injetáveis

Mito. O ácido hialurônico de uso tópico melhora sim a hidratação da pele, mas não apresenta o mesmo efeito dos injetáveis, uma vez que a concentração dele é muito pequena. Eles colaboram para um efeito mais superficial e podem ser usados como tratamento auxiliar de algum procedimento minimamente invasivo.

  1. Tratamentos com toxina botulínica A e ácido hialurônico podem ser realizados no mesmo dia

Verdade. Muitas vezes, os dois procedimentos sendo realizados juntos apresentam um resultado ainda mais satisfatório para o paciente, já que cada um trata uma área diferente.

  1. Existem diversos tipos de ácido hialurônico específicos para cada objetivo

Verdade. Todos os tipos de ácido hialurônico hidratam e melhoram a qualidade da pele, porém apresentam concentrações e densidades diferentes. Alguns servem para dar mais contorno e melhorar os sulcos, outros deixam o aspecto da pele mais saudável. Também tem os que são bem menos concentrados e densos, e ajudam a fazer uma hidratação mais superficial.

  1. Tratamentos minimamente invasivos podem ser considerados procedimentos cirúrgicos

Mito. Apesar de, dependendo da técnica utilizada e da intensidade do tratamento, apresentarem resultados que podem ser comparados ao de um procedimento cirúrgico, a recuperação é muito mais suave, sem precisar sair da rotina.

  1. É preciso repouso após a realização de algum procedimento minimamente invasivo

Mito. O grande segredo, que está fazendo com que a procura pelos procedimentos minimamente invasivos cresça tanto, é o tempo de recuperação. Ou seja, o paciente consegue fazer um tratamento com toxina botulínica A, tratar uma ruga, ou qualquer outro procedimento na hora do almoço e voltar para as atividades normalmente.

  1. Os procedimentos podem ser aplicados em qualquer tipo de pele

Verdade. Porém tudo depende da indicação do profissional. Existem diversos tipos de injetáveis, então cada pele tem uma indicação específica.

  1. Os tratamentos são iguais para todos

Mito. O mesmo produto pode ser usado em muitas pessoas, mas a aplicação acaba sendo outra. Como a necessidade de cada rosto é diferente, a aplicabilidade muda de acordo com a necessidade e individualidade do paciente.

  1. Toxina Botulínica A pode ser usada para preenchimento labial

Mito. Como diz o nome, estamos falando sobre preenchedores e preenchimento é realizado com ácido hialurônico, usado para dar volume.

Confira também o nosso especial sobre o Ácido Hialurônico e tire todas as suas dúvidas.

Dr. Matheus Arantes
CRM-SP 160628

BZ-VOL-2050002–Fev/2020