O que são cosméticos detox?

Conheça os produtos que hidratam e ajudam no rejuvenescimento da pele

Sucos e dietas detox já são nossos velhos conhecidos por “limpar” o organismo e eliminar alguns quilinhos, mas a ideia foi além e hoje existem também cosméticos detox. No universo da beleza, estão associados à remoção de impurezas e resíduos que prejudicam a saúde e a aparência.

Esses produtos melhoram a textura e o aspecto da pele porque, além de hidratar, ainda são capazes de suavizar as marcas de expressão. Os cosméticos detox podem ser gel de limpeza, cremes hidratantes, sabonetes e séruns (desenvolvido ingredientes ativos para hidratação e revitalização da pele, com rápida ação). Esses produtos são vendidos em farmácias ou manipulados, de acordo com a necessidade de cada pele. Para saber mais sobre o assunto, entrevistamos a dermatologista Dra. Thaís Jerez.

Como funcionam?

Os cosméticos detox funcionam por meio de ativos chamados de antioxidantes, como as vitaminas C e E, que impedem a produção de radicais livres em excesso, conhecidos vilões no processo de envelhecimento. Os produtos detox fazem uma “varredura” de todos esses elementos, que são os responsáveis, em grande parte, pela diminuição do colágeno e das fibras elásticas e, por isso, previnem e tratam o envelhecimento cutâneo.

Quais são os principais benefícios do produto?

Os benefícios são a renovação de diversos elementos celulares, aparentando uma pele com aspecto mais uniforme e jovem.

Quais são as melhores opções?

São os produtos que possuem os principais elementos em suas fórmulas, tais como: ácido ferúlico, retinol, licopeno, pomegranate, resveratrol, entre outros fortes antioxidantes. Esses ativos podem ser usados de forma isolada ou em conjunto.

Como usá-los? Há indicação para cada tipo de pele?

Devem ser usados conforme a orientação do dermatologista. No geral, a indicação é que sejam aplicados diariamente, pela manhã e à noite. Dependendo do tipo de pele a ser tratada, escolhemos um tipo específico de antioxidante. Por exemplo, para o tratamento de peles manchadas, temos o ácido ferúlico.

Tem alguma contraindicação?

De um modo geral, não existem contraindicações, mas é importante consultar um dermatologista para checar a possibilidade de alguma reação alérgica com o uso dos produtos.

Créditos
Dermatologista Dra. Thaís Jerez