Os 10 maiores mitos sobre exercícios

Como deixar de lado ideias que não procedem e alcançar mais facilmente seus objetivos com a prática esportiva

Mito 1: abdominal faz perder barriga?
Essa é uma ideia muito divulgada e um dos mitos sobre exercícios em que toda mulher cai, mas a perda de gordura não acontece de forma local e sim no corpo inteiro. O abdominal fortalece a musculatura mas, sozinho, não queima a gordura localizada especificamente na barriga. A melhor estratégia seria combinar os abdominais com exercícios de corrida ou bicicleta para um gasto energético maior.

Mito 2: quanto mais suamos, maior o emagrecimento?
Não necessariamente. O emagrecimento que acontece com o suor representa apenas perda de água e não de gordura.

Mito 3: malhar de roupa preta, usando agasalhos ou exposta ao sol forte emagrece mais?
Ao contrário! Correr em ambientes com temperaturas muito altas pode diminuir o desempenho físico. Consequentemente, o gasto calórico com a atividade física vai ser ainda menor.

Mito 4: suor libera toxinas do organismo?
Na verdade, o suor é, basicamente, água e alguns sais minerais. Então, não há eliminação de toxinas. Mais um dos mitos sobre exercícios que cai.

Mito 5: o exercício só funciona quando sentimos dor no dia seguinte?
É muito comum as pessoas começarem um programa de exercício físico, sentirem algumas dores musculares nas primeiras semanas e, quando passam a não sentir mais nada, acham que o exercício já está ineficaz. Parar de sentir dor é normal, já que o músculo se adapta ao exercício.

Mito 6: o exercício só começa a funcionar depois de meia hora?
O gasto energético nos primeiros 30 minutos é pequeno, mas existe. Quem acha que, somente a partir desse tempo é que começa a queima de gordura e que os minutos anteriores foram inúteis, deve perder essa ideia, os minutos iniciais foram fundamentais e induziram ao gasto energético.

Mito 7: é melhor não fazer nada do que ser atleta de final de semana?
Não é verdade, outro dos mitos sobre exercícios é deposto. É importante introduzir atividade física na vida, mesmo que seja apenas aos finais de semana. O que não recomendamos é o excesso em um mesmo dia. Não adianta querer compensar a semana inteira fazendo até quatro horas de atividade física em um ou dois dias.

Mito 8: subir escadas é suficiente para queimar gordura localizada?
Não é bem assim. Subir escada vale como complemento a outras atividades físicas, feitas de maneira regular.

Mito 9: não se deve beber água durante o exercício?
Você deve beber água sempre que sentir necessidade. A sede é um bom parâmetro para se hidratar durante a atividade física.

Mito 10: Exercício em jejum emagrece?
Na verdade, o jejum é perigoso. A baixa de glicose no sangue pode causar até desmaio. O que interessa mesmo para o emagrecimento é um balanço entre alimentação e o gasto de energia.