As temperaturas mais baixas, a ausência de chuvas e o tempo seco marcam a época mais fria do ano. Por isso, é preciso manter a pele do rosto e do corpo bem hidratadas. Segundo a dermatologista Paula Barreto, “as fases de cuidados com a pele continuam as mesmas de todas as outras estações do ano: limpar, depois aplicar um tônico e, em seguida, um creme de tratamento e um filtro solar de manhã”.
E, ao chegar em casa, no fim do dia, não se esqueça de repetir o processo.
Além do clima seco, sofremos com a poluição também. Então, a higienização correta é fundamental, assim como o uso de um bom hidratante para ter uma cútis sempre radiante.
Hora do banho
O frio dá aquela vontade de deixar o chuveiro sempre no modo mais quente. Porém, isso não é bom, porque leva embora a nossa hidratação natural. “Bucha, sabonete e água quente do chuveiro têm pouca quantidade de substâncias hidratantes que mantém a nossa pele viçosa durante o inverno. O pouco que conseguimos produzir nesta estação do ano fica comprometido quando entramos no banho e terminamos de remover o que foi difícil produzir”, afirma a médica.
Filtro solar sempre
Só porque o sol não está brilhando e não estamos sofrendo com o calor, não significa que podemos deixar o filtro solar de lado. Aliás, este é um dos mitos que a Dra. Paula ajuda a derrubar. “Continua tendo incidência de grande quantidade de radiação ultravioleta na terra e é necessário usar o filtro solar, assim como no verão, para nos proteger contra os danos causados pela exposição solar excessiva, que são fotoenvelhecimento, manchas, rugas e câncer de pele”, explica.
Tratamentos minimamente invasivos
O preenchimento de ácido hialurônico e eliminação de gordura por meio do seu congelamento são ótimos procedimentos para se fazer agora. “O corpo do verão é preparado no inverno”, recomenda a Dra. Paula. Se essa é a sua vontade, aproveite para ter a melhor versão de si mesma quando a época mais quente do ano chegar: o momento de fazer mais por você é agora!
Dra. Paula Barreto
CRM – SP 128.063