Por que as rugas aparecem?

Entenda o surgimento delas e como tratá-las

Um  dia qualquer começamos a notá-las, parece que não estavam ali ontem e, agora, nos incomodam tanto, são as temidas rugas. Mas, por que as rugas aparecem? Elas são um sinal de envelhecimento e surgem no rosto e na pele.

As indesejáveis rugas podem ser classificadas em dois tipos: as dinâmicas, aquelas que são visíveis quando fazemos algum movimento muscular, podem ser linhas de expressão na testa, ao redor dos olhos ou entre as sobrancelhas; e, as rugas estáticas, que aparecem mesmo com o rosto em repouso, pois já são mais profundas.

Vários fatores estão envolvidos no processo de envelhecimento da pele, eles podem ser genéticos, hormonais, ambientais e, muitas vezes, causados pela exposição solar em excesso. “As rugas são resultado do processo de envelhecimento, se formam devido à diminuição de colágeno na pele e também pela ação muscular repetitiva ao longo dos anos”, reforça a dermatologista Carla Albuquerque.

Para a nossa tristeza, mesmo entendendo o porquê das rugas aparecerem, esse processo é inevitável. O que podemos e devemos fazer é minimizar os vilões que causam rugas e também corrigi-las. Para começar, o uso diário de protetor solar, com no mínimo 30 de FPS, é fundamental para a prevenção.

Mas, se elas já deram o ar da graça, o jeito é recorrer às opções de tratamentos. Entre elas, a dermatologista destaca o laser, pois atinge a derme profunda e estimula a produção de novo colágeno. “Também temos a toxina botulínica A, que atua diretamente no músculo, impedindo que ele contraia e cause mais rugas no rosto. Sua aplicação garante um resultado mais natural”, explica.

O preenchimento de sulcos pode devolver o volume e o preenchimento dos lábios a redefinir o contorno. A dermatologista lembra que existem ótimos produtos no mercado para o preenchimento facial base de ácido hialurônico, que se integram facilmente aos tecidos da pele, conferindo um aspecto bem natural.

E não pensem que as rugas aparecem apenas quando se tem mais idade. A dermatologista explica que pode variar muito, pois fatores como tabagismo, grau de exposição solar e genética influenciam diretamente. Segundo ela, geralmente os primeiros sinais aparecem a partir dos 25 anos e começam a se acentuar a partir dos 30.

Aliados

Os antioxidantes, responsáveis por neutralizar os radicais livres que podem lesar as células, são grandes aliados no retardo do aparecimento das rugas. Cremes com antioxidantes oferecem proteção duradoura da pele, tornando-se uma maneira de tratamento e prevenção das rugas. As vitaminas são as mais conhecidas e utilizadas. A vitamina A, por exemplo, protege a pele contra os efeitos da radiação ultravioleta e diminui o envelhecimento da pele. As do complexo C são capazes de aumentar a espessura da pele. Já as vitaminas E reduzem o comprimento das linhas de expressão, a rigidez da pele e a profundidade das rugas.

Créditos:
Dra. Carla Albuquerque – Dermatologia Laser Cosmiatria