Qual a diferença entre as rugas estáticas e dinâmicas?

Veja como tratar cada sinal do tempo

Com o tempo é inevitável, as rugas aparecem. Hoje, com as diversas opções de tratamento, fica mais fácil adiar o surgimento e minimizar o aspecto da pele envelhecida. Para iniciar a ação contra os sinais do tempo, primeiro é necessário entender que existe diferença entre as rugas estáticas e as dinâmicas.

As rugas estáticas, são causadas pelo envelhecimento natural da pele. Ocorre diminuição da espessura das camadas e da estrutura elástica da pele (perda de colágeno e elastina) e baixa da capacidade de regeneração celular. “Todos esses fatores ainda podem ser somados à ação de agentes externos como sol, fumo, poluição e doenças que podem agravar e acelerar o aparecimento das rugas estáticas”, explica a dermatologista Susana Lu Chen Wu.

Já as dinâmicas, são aquelas ocasionadas pela atividade muscular. Como os músculos estão ligados à pele, a movimentação repetida provoca seu aparecimento e, como resultado dessas contrações, surgem linhas de expressão na testa, ao redor dos olhos e entre as sobrancelhas. “Do ponto de vista prático, esses dois tipos podem muitas vezes estar associados, mas o tratamento é diferente”, ressalta a médica. Por esse motivo, é necessário ficar claro que além da diferença entre as rugas, é necessário entender como tratar cada uma. Nesse caso, a melhor indicação é aplicação da toxina botulínica A, tratamento que age nos músculos proporcionando o relaxamento dos mesmos.

Em relação às rugas estáticas, vários tratamentos podem ser utilizados, como: aplicação de preenchimento com ácido hialurônico, laser, aplicação de luz intensa pulsada e radiofrequência. No caso da prevenção, incluir medidas para uma vida saudável é uma ótima pedida. Além disso, podem ser utilizados tratamentos locais contendo produtos antioxidantes como chá verde, e as vitaminas A, C e E.

Pronto, agora você já sabe a diferença entre as rugas e a indicação de tratamentos para cada uma!
Como existem muitos produtos para esses fins, é importante sempre consultar um médico especialista.

info-Qual-a-diferença-entre-as-rugas-estáticas-e-dinâmicas