Qual é a pizza menos calórica?

Alternativas para não precisar tirar essa delícia do cardápio

Um dos maiores vilões do cardápio para quem deseja perder peso é a pizza. Para não precisar deixar de consumir essa delícia, o ideal é substituir os ingredientes da massa por farinhas integrais e recheios menos calóricos.

Na hora de escolher a pizza menos calórica, os sabores indicados são: marguerita, mussarela, palmito, atum, alcachofra, escarola, brócolis e rúcula com tomate seco. “São mais saudáveis porque têm ingredientes de baixa caloria, por isso podem ser consumidos por qualquer pessoa, mesmo que esteja de dieta”, diz a nutricionista Juliana Barbeito Dragone.

No preparo, fuja de ingredientes como gorgonzola, calabresa, bacon e catupiry. “Evite fazer a pizza frita, preferindo a assada. Além disso, devem ser ingeridas, no máximo, duas fatias, sendo a massa fina a melhor pedida”, alerta a profissional.

Ah, não adianta tomar o cuidado e pedir recheio saudável e massa fina, se a borda for repleta de recheio, como catupiry ou cheddar. Esses ingredientes também são vetados pela nutricionista.

Além disso, a atenção à bebida que será consumida junto com a pizza é importante. Vinho e cerveja, por exemplo, deixam a refeição mais pesada e agregam calorias.

Curiosidades

De acordo com levantamento da Associação Pizzarias Unidas, somente no estado de São Paulo, há mais de 11 mil pizzarias, sendo o consumo médio na região de um milhão de unidades por dia.

Agora que já sabemos qual é a pizza menos calórica, saiba o valor aproximado de cada uma, considerando um pedaço de 130 gramas:

• Atum: 279 calorias
• Calabresa: 375 calorias
• Catupiry: 404 calorias
• Frango com catupiry: 460 calorias
• Quatro queijos: 425 calorias
• Mussarela: 280 calorias
• Portuguesa – 455 calorias

Créditos:
Nutricionista Juliana Barbeito Dragone
www.nutricionistajuliana.com.br