Receitas caseiras de beleza

Cuidando da pele sem sair de casa

A pele é a parte do corpo mais afetada pelos dias cinzentos e frios. Nessa época, a epiderme fica áspera, sem vida e muito seca. A hidratação durante o outono e o inverno é fundamental, pois, além de manter o rosto longe do ressecamento, previne também a pele de descamação, acne, irritações, atribuindo vitaminas e proteínas.

Segundo Andreia Zicarelli, massoterapeuta e esteticista, a melhor forma de hidratar a face em casa é utilizando frutas da época, que podem ser misturadas com aveia e mel. “Antes de aplicar a máscara é necessário limpar e tonificar a pele. Para obter um resultado melhor, é preciso fazer uma esfoliação com mel e açúcar/fubá. Essas máscaras podem também podem ser usadas no corpo”, explica a profissional. Basta bater todos os ingredientes no liquidificador e aplicar na pele limpa e tonificada.

As esteticistas Lilian Silva e Amanda Kalil têm opinião unânime sobre as receitas caseiras de beleza. “Elas devolvem alguns nutrientes à pele, retirando as células mortas por meio de esfoliação, deixando a pele hidratada, limpa e tonificada”, comentam.

Riscos e comparações

Para que não haja nenhum problema, é preciso ficar atento à quantidade de vezes que as receitas são aplicadas e seus componentes. Se, por exemplo, uma máscara esfoliante for usada em excesso, pode causar uma decapagem (remover a camada córnea – mais externa da pele –ou, até mesmo, a epiderme). “O ideal é observar a reação e, no caso de irritação ou vermelhidão, suspender o uso e procurar um especialista”, alertam as esteticistas.

Para a pele macia e hidratada, aqui vai uma receita de máscara hidratante:

    • 1 colher de sobremesa de mel
    • 1 colher de sobremesa de aveia
    • 1 pedaço de fruta (banana, abacate ou mamão)
    • Bata tudo no liquidificador até ficar uma máscara ligeiramente grossa e aplique na pele. Deixe agir por 30 minutos aproximadamente. Você pode acrescentar outras frutas, menos as cítricas, que são para peles oleosas.

Importante também ressaltar que todos os produtos vendidos e aplicados em consultórios são aprovados pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde, por isso, caso decida fazer tratamento facial em casa, procure saber quais as melhores receitas caseiras de beleza para seu tipo de pele.