Rotina de beleza da dermatologista

Conheça os cuidados de uma especialista

Para ter uma boa qualidade de pele, é necessário seguir uma rotina de beleza. E se você quiser se inspirar, nada melhor do que conhecer os cuidados diários de uma dermatologista! Sendo assim, o Além da Beleza conversou com a profissional Lilia Guadanhim, que compartilhou um pouco dos seus hábitos.

Primeiro, a médica deixou um conselho superimportante: “Todas as peles precisam de hidratação, mesmo as mais oleosas. Uma pele hidratada significa uma barreira cutânea mais competente, menos risco de irritações e dermatites, linhas e rugas finas, melhor textura, mais viço e luminosidade!”.

Agora, confira a rotina de beleza da dermatologista:

Cuidados matinais: a Dra. Lilia inicia seu dia com uma solução micelar, que limpa a pele sem agredir. A seguir, utiliza cinco gotas de vitamina C, um sérum hidratante, um clareador leve e, por fim, o filtro solar com fator alto e cor de base.

Parte da tarde: ao decorrer do dia, reaplica o filtro solar com cor de base, que contém óxido de ferro e protege melhor contra a claridade, já que a luz do escritório também é responsável por manchas. E, em dias mais secos, gosta de borrifar água termal no rosto, além de retocar o filtro solar com uso de um pó compacto FPS 50. A garrafa d’água está sempre em mãos, afinal, hidratação oral também é fundamental para uma pele saudável.

No fim da tarde, para enganar a fome, opta por alimentos ricos em vitamina C, como tomates cerejas ou morangos.

Cuidados noturnos: antes de dormir, lava a pele com um gel de limpeza suave, mas que ajuda a controlar a oleosidade da pele, aplica um hidratante em sérum, um clareador leve, um creme específico para a área dos olhos e um ácido, que pode ser retinol ou glicólico.

Antes e depois da maquiagem: “A melhor preparação pra maquiagem é ter uma pele que não precise de retoques – e isso se faz com rotina, cuidados frequentes e com a ajuda de procedimentos estéticos”, aconselha a médica. O seu segredo, tanto antes, quanto depois, é utilizar uma solução micelar, pois com a pele limpa e bem hidratada, reduz o risco de craquelar a maquiagem e da pele ficar descamativa. Na hora de retirar a maquiagem, ela repete a dupla: solução micelar e hidratante.

Procedimentos estéticos: faz aplicações periódicas de toxina botulínica A desde os 27 anos para a prevenção e o tratamento de rugas de expressão, e também, eventualmente, aplica na região das axilas para tratar suor excessivo. Realiza MD Codes, para abrir o olhar, sustentar, afinar e alongar o rosto, dando o efeito top model e também projeção do queixo. Costuma experimentar de tudo um pouco, faz sessões de microagulhamento, luz intensa pulsada, radiofrequência. Procedimentos que cuidam da textura da pele, reduz vasinhos e hiperpigmentação e combate flacidez.

Verão e inverno intensos: sua rotina inclui cinco passos essenciais: proteção solar, higienização suave, hidratação, uso de antioxidantes e ácidos. Porém, é preciso adaptar os cuidados com as estações do ano. No verão, capricha no filtro solar com ativos com melhor potencial de tolerância e produtos de textura mais leve, como sérum. No inverno, muita hidratação e ácidos mais potentes e mesmo nos dias em que o sol não dá as caras, protetor solar é essencial.

Dia a dia: para lidar com o estresse e a correria do dia a dia, procura ter foco, organização, bom humor e uma válvula de escape, as aulas de canto que faz semanalmente com seu pai, que para ela, tornou-se uma terapia maravilhosa.

Hobbies: a prática de esporte está presente em sua vida. Adora dançar, já fez ballet, sapateado americano, dança flamenca, gafieira… Tudo que envolve esse universo!

Curiosidades: os cuidados de beleza sempre estiveram presentes em sua vida. Desde pequena, gostava de usar cremes, maquiagens e fazer penteados. Sua mãe lhe ensinava que é necessário cuidar com carinho da pele e sua avó passava chá de camomila em seus cabelos. Além disso, inspirou-se em sua tia, também dermatologista, que a influenciou a escolher sua profissão.

Dicas básicas e preciosas da especialista:

  • Use filtro solar com FPS mínimo de 30, de preferência com cor de base, todo os dias;
    • Beba água! A pele reflete os hábitos de vida – capriche na ingesta de frutas, verduras e legumes para garantir o estoque de antioxidantes;
    • Inicie precocemente uma rotina de cuidados com a pele – a pele vai saber retribuir esse cuidado no futuro;
    • Não tenha medo de procedimentos estéticos bem indicados e realizados por médicos especialistas, dermatologistas ou cirurgiões plásticos! É possível ter resultados naturais, com mudanças sutis e elegantes!

Dra. Lilia Guadanhim
CRM – SP 133850