Saiba como renovar a pele do rosto

Entenda como funcionam os ácidos que estimulam a produção de colágeno e melhoram a aparência

Às  vezes, ao olharmos no espelho, percebemos que a pele está sem vida, meio pálida ou até mesmo manchada. Isso pode significar que ela está precisando de uma renovação. Talvez seja o momento de conhecer os poderes dos ácidos, aprender como renovar a pele do rosto e combater alguns dos probleminhas que tanto incomodam as mulheres.

Renovar a pele do rosto envolve melhorar a aparência das sardas, tratar dos poros dilatados, cravos, espinhas, e quando possível atenuar as rugas, marcas e cicatrizes, além do cuidado com a flacidez facial, pele seca e pelos encravados.
Os ácidos aumentam a quantidade de colágeno da pele, mas cada um age de uma forma diferente. O retinóico é mais eficaz porque remodela o colágeno nas camadas mais profundas. Esse tipo de ácido causa a proliferação de fibroblastos, as células que formam os tecidos conjuntivos, assim torna a disposição das fibras colágenas mais ordenada e capaz para oferecer sustentação e elasticidade à pele.

“O resultado é a significativa reversão do envelhecimento e uma pele com hidratação e firmeza. Com esse tratamento, as rugas superficiais desaparecem e as manchas ficam mais claras, além da pele ganhar mais vida”, explica a dermatologista Dra. Ligia Kogos.

Menos potente, mas indiscutivelmente bom, o ácido glicólico também é capaz de estimular os fibroblastos a produzirem mais colágeno. Ele atua descompactando as células mortas da primeira camada da pele e afinando a queratina. O resultado disso é uma aparência viçosa e um toque mais macio.

O ácido ascórbico, mais conhecido como Vitamina C, é outro importante participante no rejuvenescimento. “Esse ácido combate a formação dos radicais livres, que “quebram” as fibras colágenas, revertendo principalmente o desgaste causado pelas radiações solares na pele”, orienta a dermatologista.

Quem usa cremes com ácido regularmente, não pode se expor ao sol sem usar protetor. Como a pele está sensibilizada com o tratamento, também será mais vulnerável a manchas e queimaduras.

Tratamentos complementares

Depois de entender como renovar a pele do rosto com ácidos, é importante saber que eles também podem ser combinados com outros tratamentos para garantir resultados mais rápidos. Quem sonha com uma pele mais jovem, pode fazer procedimentos como lasers, preenchimentos, aplicação de toxina botulínica A e peelings fortes.

“Manchas resistentes podem se beneficiar de lasers e luzes pulsadas. Já as acnes podem ser eliminadas se, juntamente com os ácidos, forem usados medicamentos como a isotretinoina oral”, sempre com a prescrição do seu médico, ressalta a Dra. Ligia.
Consultoria

Dermatologista Dra. Ligia Kogos